NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Desde os Jogos Olímpicos Pequim2008, em que Nelson Évora se consagrou como quarto, e último, campeão olímpico luso, no triplo salto hoje honrado por Mamona, e Vanessa Fernandes conquistou prata no triatlo, que Portugal não via múltiplos medalhados numa mesma edição.
A prata de Patrícia Mamona no triplo salto juntou-se este domingo ao bronze de Jorge Fonseca no judo, com o 'bis' em Tóquio2020 a pôr fim a uma espera de 13 anos por mais que uma medalha para Portugal.
Desde os Jogos Olímpicos Pequim2008, em que Nelson Évora se consagrou como quarto, e último, campeão olímpico luso, no triplo salto hoje honrado por Mamona, e Vanessa Fernandes conquistou prata no triatlo, que Portugal não via múltiplos medalhados numa mesma edição.
Na capital nipónica, o primeiro a chegar ao pódio foi Jorge Fonseca, conseguindo a terceira medalha para o judo, depois de Nuno Delgado e Telma Monteiro, com a atleta lisboeta a conseguir hoje a prata com um salto de 15,01 metros, novo recorde nacional.
Portugal vinha de dois Jogos com apenas um 'metal': a prata em Londres2012 dos canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta, primeiro, e o bronze de Telma Monteiro no Rio2016, depois.
De resto, o 'bis' permite cumprir o estipulado no contrato-programa entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Governo, pelo menos no que a pódios diz respeito, já que estavam contratualizados precisamente dois.
Antes, Atenas2004 tinha rendido três medalhas, segundo e último 'hat trick' da comitiva portuguesa.
Sérgio Paulinho pasmava o mundo do ciclismo com a prata na prova de fundo de estrada, enquanto Francis Obikwelu se estabeleceu como um dos homens mais rápidos de sempre nos 100 metros, com uma prata arrancada 'a ferros', e a nação pôde ainda 'sofrer' com Rui Silva até ao bronze nos 1.500 metros.
Antes disso, Los Angeles1984 trouxeram o primeiro ouro da história nacional em Jogos, na maratona vitoriosa de Carlos Lopes, com António Leitão, nos 5.000 metros, e Rosa Mota, na maratona, a conseguirem bronze, na única outra vez em que foram conseguidos três 'metais'.
Depois de um primeiro 'bis' em Londres1948, Portugal 'habituou-se' a pelo menos duas medalhas no período entre Atlanta1996 e Pequim2008: o ouro de Fernanda Ribeiro (10.000 metros) e o bronze de Vítor Hugo Rocha e Nuno Barreto, no 470, lançaram a tendência.
Seguiram-se dois bronzes em Sydney2000, por Fernanda Ribeiro e Nuno Delgado (judo), o 'hat trick' do berço dos Jogos e as duas da capital chinesa, um hábito agora retomado, sendo que mais medalhas estão ainda no horizonte luso.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.
Os governos devem instituir burocracias de inovação, constelações de organizações públicas que criam, fazem, financiam, intermedeiam e regulam inovação, suportando a estabilidade ágil do Estado empreendedor.
Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.