Sábado – Pense por si

"Top Gun: Maverick" e "Jurassic World: Domínio" conquistaram bilheteiras em 2022

Lusa 24 de dezembro de 2022 às 10:57
As mais lidas

"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" entrou ainda no terceiro lugar e "Avatar: O Caminho da Água", apesar de seu lançamento tardio, já alcançou o nono lugar da lista.

O filme protagonizado por Tom Cruise Top Gun: Maverick, oJurassic World: Domínioe a produção da MarvelDoutor Estranho no Multiverso da Loucura, foram os filmes que geraram maior receita de bilheteira no mundo em 2022.

A segunda parte do filme que segue a história do aviador naval PeteMaverickMitchel, interpretado por Tom Cruise, ultrapassou os 1.488 milhões de dólares (cerca de 1.400 milhões de euros) na bilheteira internacional, dos quais 48,3% da sua receita foi gerada nos Estados Unidos, segundo dados do portal Box Mojo Office.

Com oTop Gun: Maverik, Cruise conseguiu superar o sucesso de bilheteira deMissão: Impossível - Falloutem 2018, que arrecadou mais de 791 milhões de dólares (cerca de 745 milhões de euros) em todo o mundo.

O filme retoma a história dirigida por Tony Scott em 1986 e retrata o aviador 36 anos depois, agora como piloto instrutor que terá que enfrentar uma última missão.

Top Gunfoi apresentado no Festival de Cinema de Cannes e posicionou-se como um dos filmes favoritos que vão disputar os prémios, com duas indicações para Globo de Ouro e mantendo-se nas listas de pré-indicações aos Óscares 2023 na categoria de música original, som e efeitos visuais.

Embora se tenha tornado um dos filmes com maiores bilheteiras da história,Top Gunnão ultrapassou os mais de 1.906 milhões de dólares (cerca de 1.795 milhões de euros) que o filmeHomem-Aranha: Sem Volta a Casaarrecadou em 2021.

A lista das películas mais lucrativas globalmente em 2022 tem o filmeJurassic World: Domínioem segundo lugar, com mais de 1.001 milhões de dólares (cerca de 942 milhões de euros) arrecadados nas bilheteiras.

A produção estrelada por Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Laura Dern e Sam Neill foi o pico do universoJurassic World, que começou em 2015 e deu continuidade ao legado e às altas expectativas deixadas pela saga cinematográfica de Steven Spielberg,Jurassic Park.

Embora o filme tenha obtido uma taxa de aceitação de 29% da crítica, de acordo com a página de filmes do Rotten Tomatoes, os dados mostram que os fãs de todo o mundo receberam com maior entusiasmo o projeto que evocou a nostalgia dos anos 1990.

O terceiro lugar é ocupado pelo universo cinematográfico Marvel com o filmeDoutor Estranho no Multiverso da Loucura, um dos mais esperados do ano, com mais de 955 milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros) acumulados em bilheteira.

A lista continua com títulos comoMínimos 2: A Ascensão de Gru(mais de 939 milhões de dólares ou 877 milhões de euros),Black Panther: Wakanda para Sempre(mais de 789 milhões de dólares ou 743 milhões de euros),The Batman(mais de 770 milhões de dólares ou 725 milhões de euros) eThor: Amor e Trovão(mais de 760 milhões de dólares ou 715 milhões de euros).

Apesar de seu lançamento tardio em 16 de dezembro,Avatar: O Caminho da Águajá alcançou o nono lugar da lista até agora, acumulando mais de 609 milhões de dólares (cerca de 573 milhões de euros), segundo os últimos dados fornecidos pelo Box Office Mojo.

A segunda parte deAvatar, de James Cameron, ainda em cartaz, tem o desafio de superar ou alcançar o sucesso da sua primeira obra, que ainda é a maior bilheteira de toda a história do cinema, tendo arrecadado quase 3.000 milhões de dólares (cerca de 2.830 milhões de euros).

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.