Entre as cinco maiores foi a alemã que sentiu um aumento mais pronunciado na época 2017/2018. Portugal ainda está a “anos-luz” dos cinco maiores campeonatos europeus.
As cinco maiores ligas de futebol europeias (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França) registaram aumentos generalizados nas receitas na época de 2017/2018. A Premier League continua a liderar com bastante distância, tendo fechado o período com 5.440 milhões de euros, de acordo com o estudo divulgado pela Deloitte.
A Bundesliga é a segunda maior e foi a que registou o aumento mais pronunciado entre as grandes ligas (13,4%). Ainda assim, um crescimento inferior ao registado pela liga portuguesa: 18%.
A beneficiar "do aumento das distribuições e das receitas de jogos, como resultado da participação na fase de grupos da Liga dos Campeões dos seus três maiores clubes (Benfica, Porto e Sporting) a Primeira Liga portuguesa sentiu um aumento das receitas de 18%, com uma maior polarização nas receitas a aumentar o desequilíbrio competitivo", realça a Deloitte no relatório publicado.
A Rússia lidera as receitas, quando excluídas as cinco maiores ligas europeias, tendo arrecadado 813 milhões de euros. A Turquia surge em segundo lugar (731 milhões) e a Holanda em terceiro (495 milhões de euros). Portugal vem logo a seguir (431 milhões).
No caso português a maior parcela de receitas vem das transmissões televisivas (225 milhões), seguem-se os patrocínios (95 milhões), as receitas de bilheteira (58 milhões) e no final outras receitas comerciais (53 milhões).
Bundesliga e La Liga reduzem diferença para a Premier League
Apesar de todas as ligas terem observado aumentos de receitas, os crescimentos registados na liga alemã e na espanhola foram superiores ao da liga inglesa. O que faz com que a diferença entre os três maiores campeonatos tenha diminuído.
A Premier League registou mesmo o menor aumento (2,62%) entre as cinco maiores ligas europeias na época 2017/2018, mas continua destacada no pódio.
A segunda maior liga é a alemã, que viu as suas receitas aumentarem 13,4% para 3.168 milhões de euros. Um valor que é 41,8% inferior ao obtido pela liga inglesa.
Segue-se a espanhola La Liga, com receitas de 3.073 milhões de euros, mais 7,26% do que no ano anterior.
A italiana Serie A angariou 2.217 milhões de euros, mais 7,5%, e a francesa Ligue 1 registou receitas de 1.692 milhões de euros (2,98%).
Receitas da Liga portuguesa crescem mais do que as das cinco maiores ligas na Europa
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.