O bote encontra-se entre a Líbia e Malta, sem que nenhuma entidade tenha acionado uma operação de socorro.
Um bote de borracha com cerca de 90 pessoas a bordo encontra-se deste quarta-feira com problemas no Mediterrâneo, entre a Líbia e Malta, sem que nenhuma entidade tenha acionado uma operação de socorro.
De acordo com os alertas que estão a ser emitidos por várias organizações não-governamentais (ONG) através das redes sociais, entre as quais a Sea Watch Itália, uma criança de cinco anos morreu a bordo.
Segundo a Sea Watch, a embarcação de borracha foi avistada na quarta-feira pelo avião Moonbird pilotado por voluntários que apoiam a organização não-governamental sendo que mantém o contacto telefónico com alguns dos passageiros.
Na altura, o bote encontrava-se em águas internacionais ao largo da Líbia.
"O barco foi acompanhado durante o dia (quarta-feira) mas ninguém interveio" acrescentou a ONG que assinala que não muito longe navegavam vários navios, entre os quais o navio patrulha italiano "P490 Cigala Fulgosi" que não tomou nenhuma iniciativa.
Hoje de manhã a Sea Watch difundiu uma mensagem indicando que um helicóptero avistou o bote, assim como uma embarcação militar.
A organização Alarm Phone está também a pedir ajuda desde manhã cedo depois de ter sido contactada pelos ocupantes do bote de borracha.
"As 90 pessoas que estão a bordo viram vários aviões e um helicóptero militar. As autoridades estão informadas e um navio da Marinha (Itália) verificou a situação de perto, mas não ofereceu assistência", denuncia a Alarm Phone.
Segundo a Sea Watch "as pessoas a bordo estão em pânico" e o grupo Mediterranea Saving Humans avisou "que é urgente uma intervenção" até porque a situação está a piorar com a falta de combustível.
De acordo com as informações das organizações não-governamentais encontram-se no interior do bote de borracha, pelo menos 15 menores, incluindo um bebé de nove meses, além de 20 mulheres, uma das quais grávida.
Bote com 90 pessoas a bordo em risco de naufrágio no Mediterrâneo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.