Sábado – Pense por si

Polícia holandesa prende suspeito extremista da Somália

A polícia holandesa prendeu um indivíduo "suspeito de envolvimento em organização terrorista" da Somália

A polícia holandesa prendeu um indivíduo "suspeito de envolvimento em organização terrorista" da Somália, anunciou hoje a Procuradoria da Holanda através de um comunicado.

De acordo com a Procuradoria, o cidadão holandês de origem somali, de 22 anos, foi preso em Sint-Oedenrode depois de ter sido investigado pelos serviços secretos.

A identidade do homem não foi revelada, "por motivos de segurança", mas o comunicado oficial adianta que o suspeito estava envolvido de forma activa com o grupo extremista al-Shabab, no sul da Somália, desde 2016.

Segundo o porta-voz da Procuradoria, Wim de Bruin, o suspeito vai ser presente hoje a um juiz de Instrução Criminal, em Roterdão.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.