Sábado – Pense por si

Polícia holandesa prende suspeito extremista da Somália

A polícia holandesa prendeu um indivíduo "suspeito de envolvimento em organização terrorista" da Somália

A polícia holandesa prendeu um indivíduo "suspeito de envolvimento em organização terrorista" da Somália, anunciou hoje a Procuradoria da Holanda através de um comunicado.

De acordo com a Procuradoria, o cidadão holandês de origem somali, de 22 anos, foi preso em Sint-Oedenrode depois de ter sido investigado pelos serviços secretos.

A identidade do homem não foi revelada, "por motivos de segurança", mas o comunicado oficial adianta que o suspeito estava envolvido de forma activa com o grupo extremista al-Shabab, no sul da Somália, desde 2016.

Segundo o porta-voz da Procuradoria, Wim de Bruin, o suspeito vai ser presente hoje a um juiz de Instrução Criminal, em Roterdão.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.