Sábado – Pense por si

PJ faz buscas na Câmara de Ourém e Junta de Freguesia de Fátima

Operação deveu-se a inquérito da área económico-financeira. Residência de presidente da Junta de Freguesia também foi visada.

A Polícia Judiciária (PJ) confirmou hoje a realização de buscas na Câmara de Ourém e na Junta de Freguesia de Fátima, no distrito de Santarém, no âmbito de um inquérito da área económico-financeira, disse à Lusa fonte policial.

A mesma fonte esclareceu que "as buscas estão a ser efetuadas por inspetores do DIC [Departamento de Investigação Criminal] de Leiria" da Polícia Judiciária.

O presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, adiantou que as buscas visaram, também, a sua residência.

"Da minha casa não foi levada qualquer documentação. Na junta, entregámos todos os documentos que a PJ solicitou e prestámos todo o apoio. E estamos disponíveis para esclarecer às autoridades qualquer dúvida", declarou Humberto Silva.

A Lusa tentou contactar o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, sem sucesso.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.