NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A nova legislação vai obrigar as empresas mais importantes, como o Facebook ou o Twitter, a integrar representantes turcos para lidar com as queixas apresentadas nas respetivas plataformas.
O Parlamento turco vai aprovar, ainda hoje ou quarta-feira, uma lei que dá maiores poderes ao Governo para regular a comunicação social 'online' no país, o que a oposição considera ser uma "violação à liberdade de expressão".
A nova legislação, sobre a qual as organizações de defesa e promoção dos direitos humanos têm a mesma opinião que a oposição, vai afetar sobretudo as publicações 'online, obrigando as empresas mais importantes, como o Facebook ou o Twitter, a integrar representantes turcos para lidar com as queixas apresentadas nas respetivas plataformas.
Se as empresas não integrarem esses responsáveis, terão de pagar multas, ficarão proibidas de angariar publicidade e verão reduções na banda larga, para que a velocidade se torne muito mais lenta para os utilizadores.
O Governo turco alega que as medidas são necessárias para combater o cibercrime e que irão proteger os utilizadores de calúnias, salvaguardando, também, o direito à privacidade.
A nova legislação vai exigir ainda aos meios de comunicação 'online' o armazenamento dos dados na Turquia.
A este propósito, o gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos defendeu hoje que a nova legislação turca "vai minar o direito das pessoas a comunicar anonimamente".
A lei deu os primeiros passos em abril, mas acabou por ser retirada da agenda política.
Pouco depois, o Presidente da Turquia, Recep Erdogan, insistiu na necessidade de se melhorar a regulação depois de se terem registado mensagens desagradáveis nas redes sociais após o nascimento de um seu neto.
O Parlamento turco deverá votar a nova legislação ainda hoje à noite ou, o mais tarde, quarta-feira de manhã.
Parlamento turco vai aprovar lei de comunicação social online
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."