Sábado – Pense por si

MNE russo impedido de voar até à Sérvia. "O inconcebível aconteceu", reagiu

Impresa sérvia e fontes russas disseram que a Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro, membros da NATO, se recusaram a permitir que o avião de Lavrov sobrevoasse o seu espaço aéreo a caminho de Belgrado. Serguei Lavrov é um dos governantes russos abrangido pelas sanções do Ocidente, pela invasão da Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, considerou esta segunda-feira inconcebível o encerramento do espaço aéreo de três países europeus ao avião que o iria transportar para uma visita à Sérvia.

"O inconcebível aconteceu", disse Lavrov numa conferência de imprensa em Moscovo, citado pela agência francesa AFP.

"Esta é uma decisão sem precedentes de alguns membros da NATO", considerou o ministro russo, segundo a agência espanhola EFE.

Lavrov disse que "se a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros russo for vista no Ocidente quase como uma ameaça global, então pode-se ver que as coisas no Ocidente são muito más".

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, confirmou o cancelamento da visita de Lavrov, que deveria estar hoje e na terça-feira em Belgrado, mas sem especificar as razões.

A imprensa sérvia e fontes diplomáticas russas tinham dito anteriormente que Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro, três Estados membros da NATO, se tinham recusado a permitir que o avião de Lavrov sobrevoasse o seu espaço aéreo a caminho de Belgrado.

Lavrov é um dos altos funcionários sob as sanções ocidentais impostas à Rússia pela sua invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.