
Trump rejeita entregar mísseis de longo alcance à Ucrânia
O presidente dos EUA anunciou na segunda-feira um acordo para o envio de armamento à Ucrânia, incluindo as baterias antimísseis Patriot.
O presidente dos EUA anunciou na segunda-feira um acordo para o envio de armamento à Ucrânia, incluindo as baterias antimísseis Patriot.
Antes, o negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky, tinha anunciado que Moscovo está pronta para iniciar negociações com a Ucrânia sobre o conteúdo de um memorando de resolução do conflito e as condições para um cessar-fogo.
Negociações decorreriam em Istambul.
Espera-se que Kiev também prepare o seu documento com as condições para pôr fim à invasão.
O secretário de Estado dos Estados Unidos foi incluído, juntamente com outros altos funcionários norte-americanos, na "lista negra" de pessoas proibidas de entrar na Rússia, em maio de 2022.
Passados três anos da invasão russa à Ucrânia "não há mais tempo a perder" para conseguir um cessar-fogo, tal como Luís Tomé esplica à SÁBADO. Entre o afastamento dos Estados Unidos e a reaproximação dos líderes europeus, o que se segue para Zelensky?
Confirmação foi dada pelo Kremlin. "Todos estão a tentar falar sobre o que é preciso fazer para parar a guerra, custe o que custar", aponta porta-voz.
Zelensky voltou a tornar públicas informações dos seus serviços de informação que foram também confirmadas pelos Estados Unidos, segundo as quais cerca de 11.000 soldados norte-coreanos estão na região russa de Kursk.
O anúncio foi feito por Josep Borrell após uma reunião ministerial, em Bruxelas, na sequência de um mal-estar generalizado com a atual presidência semestral húngara do Conselho da UE.
Guterres afirmou que nos seus encontros com Zelensky, Erdogan e Lavrov abordará o Acordo dos Cereais do Mar Negro, que se encontra suspenso por decisão de Moscovo.
Presidente garante que Putin não será detido se for à cimeira do G20 que decorrerá no Rio de Janeiro em 2024.
De acordo com o líder da ONU, foram levados em consideração "os pedidos russos" para reatar o acordo, pelo que a proposta apresentada poderá "ser a base para uma renovação, mas uma renovação que deve ser estável".
Presidente russo insistiu que o seu país é capaz de substituir os cereais ucranianos no mundo, tanto comercialmente como em doações, ou seja como ajuda humanitária.
Em causa, explicou o ministro russo num encontro com o seu homólogo angolano, Téte António, está o facto de Kiev estar a prejudicar os russófonos do país, levando Moscovo a ter de intervir para proteger essa parte da população.
Em 2022, a maioria das informações falsas partilhadas na Internet dizia respeito à guerra. Ainda assim, continuaram a ser divulgadas teorias de quem defende que o aquecimento global não existe e quem anuncie que algumas ervas e frutas podem ser usados para as mulheres abortarem.
Os dois países vão levar a cabo exercícios militares conjuntos e terão ainda "um sistema conjunto unificado de defesa antiaérea".