Sábado – Pense por si

Ministro das Finanças britânico Kwasi Kwarteng confirma demissão

Lusa 14 de outubro de 2022 às 14:12
As mais lidas

Kwasi Kwarteng esteve apenas 38 dias no cargo. Demissão foi pedida pela primeira-ministra Liz Truss.

O ministro britânico das Finanças, Kwasi Kwarteng, confirmou hoje ter sido demitido pela primeira-ministra, Liz Truss, após apenas 38 dias no cargo.

REUTERS/Dylan Martinez

"Pediu-me para eu me demitir, e eu aceitei", escreve na carta de renúncia, apesar de continuar a insistir que a economia britânica precisa de reformas para crescer.

Consciente de que a situação no país era "incrivelmente difícil" devido ao aumento das taxas de juro e preços da energia, Kwarteng diz que acreditou na "visão de otimismo crescimento e mudança" de Truss. 

Jeremy Hunt, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, substitui Kwasi Kwarteng. Já tentou duas vezes, sem sucesso, conquistar a liderança do Partido Conservador. Quando Liz Truss concorreu ao cargo, apoiou o seu rival Rishi Sunak.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.