Sábado – Pense por si

Marinha mostra passagem de frota russa nas águas nacionais

25 de outubro de 2016 às 16:13
As mais lidas

Os nove navios deverão sair da Zona Económica Exclusiva ao fim da tarde. Dirigem-se para a Síria

A força naval russa que se dirige ao Mediterrâneo com destino à Síria vai deixar a Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal cerca das 19 horas de terça-feira, informou ontem, dia 24 de Outubro, o Ministério da Defesa: "Hoje ao meio-dia, encontrava-se o primeiro grupo de quatro navios (porta-aviões incluído) em frente a Aveiro, a cerca de 83 milhas. Um segundo grupo de navios (os restantes cinco) encontravam-se em frente a Viana do Castelo, a cerca de 70 milhas", referiu o Ministério da Defesa.

Segundo o Ministério da Defesa, a "manterem-se os rumos e velocidades, a força naval deixará a ZEE dia 25 pelas 19:00". A Marinha Portuguesa partilhou no Facebook um vídeo que mostra a frota a passar: 

No domingo, o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, desdramatizou a passagem pela ZEE portuguesa da força naval russa, que inclui um porta-aviões que poderá "participar nas operações aéreas" na Síria.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse na quinta-feira estar preocupado com a progressão em direcção ao Mediterrâneo da força naval russa que inclui um porta-aviões que poderá "participar nas operações aéreas" na Síria.

"A Rússia tem o direito de operar em águas internacionais", disse Stoltenberg, mas o que preocupa a Aliança Atlântica "é que esta escolta naval russa possa ser utilizada para participar nas operações sobre a Síria".

Afirmou ainda que navios da NATO vigiam o grupo aeronaval na aproximação ao seu destino.

"Vão fazê-lo de forma responsável e proporcionada", sublinhou.

A marinha russa anunciou que o seu porta-aviões Almirante Kuznetsov, habitualmente fundeado em Severomorsk, no mar de Barents, se dirigia para a Síria, transportando diversos helicópteros de combate para reforçar a presença militar russa nessa zona.

Esta movimentação militar russa ocorre algumas semanas após o anúncio pelo ministro russo da Defesa, Sergueï Choïgu, de que o porta-aviões russo da frota do norte seria enviado para o Mediterrâneo oriental para reforçar forças navais russas na zona, que possuem uma base em Tartus, na Síria.

O regime sírio é apoiado pela Rússia na ofensiva aérea desencadeada em Setembro contra os bairros rebeldes da zona leste de Alepo, a segunda maior cidade da Síria, desde hoje abrangida por uma "pausa humanitária" prolongada até sábado.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.