"És uma inspiração para todos nós, Jake", escreveu o clube inglês Leicester, na sua conta no Twitter.
Jake Daniels, um futebolista de 17 anos que joga no Blackpool, da II Liga inglesa (Championship), tornou-se no primeiro jogador profissional britânico no ativo a assumir publicamente a homossexualidade, através de um comunicado hoje divulgado.
"Esta época foi fantástica para mim. Fiz a primeira partida profissional, marquei 30 golos nas camadas jovens e assinei o meu primeiro contrato profissional. Mas, fora do campo, escondi quem eu realmente sou. Sempre soube que era homossexual e sinto que agora estou pronto para o assumir e ser eu mesmo", disse Jake Daniels, numa mensagem divulgada no 'site' do clube.
Na década de 1990, Justin Fashanu, ex-avançado do Norwich e do Nottingham Forrest, foi o primeiro jogador a assumir-se como homossexual numa entrevista ao tablóide 'The Sun', mas numa altura em que jogava a nível amador.
"Ser homossexual ainda é um tabu no futebol masculino. Acho que é porque muitos futebolistas querem ser reconhecidos pela sua masculinidade. As pessoas olham como uma fraqueza, algo que em campo pode ser encarado como uma provocação", disse Jake Daniels.
O seu gesto de foi recebido com muitas de mensagens de simpatia e admiração de todo o futebol inglês. "És uma inspiração para todos nós, Jake", escreveu o Leicester na sua conta no 'twitter'.
Já a Federação inglesa de futebol (FA) comentou no seu 'site' que "o futebol é um desporto para todos", elogiou a coragem de Daniels, considerou ter sido dado "um grande passo na direção certa" e prometeu continuar a lutar por "um desporto verdadeiramente inclusivo".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?