Sábado – Pense por si

Incêndios: PSD apela ao Governo que assegure funcionamento do SIRESP

29 de julho de 2022 às 14:04
As mais lidas

A rede de comunicações utilizada pelas corporações de bombeiros e todos os operacionais envolvidos no combate a incêndios falhou durante os últimos fogos no distrito de Leiria.

O PSD apelou hoje ao Governo que "salvaguarde o melhor funcionamento" da rede SIRESP, depois de uma notícia divulgada sobre falhas durante os incêndios no distrito de Leiria que terão obrigado os bombeiros a recorrer a comunicações alternativas.

Em comunicado, a vice-presidente da bancada social-democrata Andreia Neto considerou que as "falhas contínuas" do SIRESP durante os incêndios em Leiria são de "enorme preocupação" e apelou ao executivo socialista "que acautele e garanta o funcionamento devido desta rede de comunicações".

A Rádio Renascençanoticiou hoje que a rede de comunicações utilizada pelas corporações de bombeiros e todos os operacionais envolvidos no combate a incêndios falhou durante os últimos fogos no distrito de Leiria.

Face às falhas na rede, os bombeiros ter-se-ão visto obrigados a recorrer aos próprios telemóveis para comunicar, noticiou aquela rádio.

"Perante a insegurança dos meios que têm ao seu dispor, só podemos manifestar toda a solidariedade com os bombeiros e lembrar que compete ao Estado acautelar e garantir que o SIRESP seja eficaz", completou a deputada Andreia Neto.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.