Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses garante que, até às 08:00, a adesão à greve era de 100%. Apenas estão a ser cumpridos os serviços mínimos.
A CP - Comboios de Portugal suprimiu 125 das 245 ligações programadas entre as 00:00 e as 08:00 desta quinta-feira, segundo dia de greve total de maquinistas, disse àLusafonte oficial da transportadora ferroviária.
O presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), António Domingues, disse, por sua vez, que a adesão à greve até às 08:00 tal como na quarta-feira era de 100% e que apenas estão a ser cumpridos os serviços mínimos.
De acordo com o balanço feito pela CP, até às 08:30 tinham circulado 120 comboios. Dos 125 comboios suprimidos, sete eram de longo curso (realizaram-se cinco) e 31 regionais (realizaram-se 43). No que diz respeito aos comboios urbanos de Lisboa e Porto foram realizados 43 e 31 e suprimidos 72 e 15, respetivamente.
Os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ cumprem esta quinta-feira o segundo dia e último dia de uma greve total, que termina às 23:59. Na segunda-feira, os maquinistas iniciaram uma greve ao trabalho extraordinário e em dias de descanso, que se prolongará até às 23:59 de domingo.
O protesto do SMAQ pretende reclamar melhores condições de trabalho e aumentos salariais. O sindicato reivindica a "melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais" e das "condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor".
O SMAQ exige também a "humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede", a "implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes", o "reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo" e o cumprimento integral do acordo de empresa.
O sindicato pretende ainda o "reconhecimento de categoria superior aos associados do SMAQ que desempenham/desempenharam serviço em órgãos de acompanhamento de tráfego" e manifesta-se "contra a absurda discriminação das categorias operacionais em matéria de tolerâncias de ponto na quadra festiva".
Para quarta-feira e hoje foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no 'site' da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e Internacional, Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.
Quem rasga as vestes pelo perigo que o Chega possa representar para o regime não pode colocar-se na mesma posição e tentar, do outro lado, subverter o amado regime para travar o Chega.
O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.