Sábado – Pense por si

Governo convoca parceiros sociais para discutir Orçamento de Estado

06 de abril de 2022 às 18:29
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O Governo convocou hoje as confederações sindicais e patronais para estarem presentes na reunião de Concertação Social na segunda-feira, onde se vai discutir o Orçamento de Estado.

O Governo convocou hoje as confederações sindicais e patronais para uma reunião de Concertação Social na segunda-feira para discutir o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

A convocatória da reunião, a que a Lusa teve acesso, foi enviada pelo Conselho Económico e Social (CES) aos parceiros sociais, ao início da tarde, a pedido do Gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, como é habitual.

O "Orçamento do Estado para 2022" é o único ponto da ordem de trabalhos da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), que se realizará nas instalações do CES.

O chumbo do Orçamento do Estado para 2022 no parlamento foi o motivo que levou à queda do Governo e realização de novas eleições legislativas em 30 de janeiro, que deram maioria absoluta ao PS.

A reunião da CPCS de segunda-feira será a primeira após a formação do novo Governo socialista, na qual Ana Mendes Godinho continuou como ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse ao XXIII Governo Constitucional, o terceiro chefiado por António Costa, no dia 30 de março.

A última reunião da CPCS realizou-se em 08 de março, com caráter de urgência, para debater a situação de crise na Ucrânia, na sequência da invasão pela Rússia.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.