Sábado – Pense por si

Covid-19: Portugal doou 804.100 vacinas ao Sudão do Sul

"A coordenação de esforços é essencial para garantir o sucesso desta vacinação em África e no mundo", afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou hoje a chegada na terça-feira ao Sudão do Sul de 804.100 vacinas contra a doença covid-19, doadas por Portugal.

No anúncio, feito na rede social Twitter, o ministério explica que a doação foi feita através do sistema Covax, criado numa tentativa de impedir que os países ricos monopolizem o acesso às vacinas contra a covid-19.

"A coordenação de esforços é essencial para garantir o sucesso desta vacinação em África e no mundo", conclui a mensagem do ministério.

No total, Portugal já doou mais de sete milhões de vacinas contra a covid-19, das quais metade foi entregue aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além dos PALOP e Timor-Leste, Portugal doou vacinas contra a doença covid-19 a países africanos, latino-americanos ou do Médio Oriente ou da Ásia.

O sistema Covax é coliderado pela Organização Mundial de Saúde, pela Cepi (Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e pela Aliança Global para as Vacinas (Gavi), presidida por José Manuel Durão Barroso.

A covid-19 provocou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse

A doença covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro de 2021, na África do Sul.

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?