NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A GNR adianta que estas irregularidades correspondem a uma "contraordenação ambiental muito grave", cujo valor da multa pode variar entre 24 mil euros a cinco milhões de euros, no caso de se tratar de empresas.
Quarenta e seis toneladas de amianto armazenadas em local não licenciado foram detetadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR) em ações de fiscalização realizadas nos distritos de Faro e do Porto, revelou este sábado esta força de segurança.
Em comunicado, a GNR adianta que as irregularidades detetadas quanto ao armazenamento não licenciado de amianto corresponde a uma "contraordenação ambiental muito grave", cujo valor da coima pode variar entre 24 mil euros a cinco milhões de euros, no caso de se tratar de pessoa coletiva (empresa).
As ações de fiscalização da GNR concretizaram-se através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) dos Comandos Territoriais de Faro e do Porto, na quinta e na sexta-feira, tendo por âmbito Resíduos de Construção e Demolição contendo Amianto (RCDA) nos distritos de Faro e do Porto.
O intuito da operação, esclarece a GNR, foi "detetar possíveis irregularidades no manuseamento, transporte e armazenamento, bem como proceder à verificação do cumprimento das obrigações legais associadas à gestão desta tipologia de resíduos" perigosos.
As fiscalizações foram realizadas pelos militares das estruturas SEPNA dos correspondentes Comandos Territoriais, numa ação integrada e multidisciplinar, envolvendo ainda elementos da Agência Portuguesa para o Ambientes (APA), Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e elementos da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).
O amianto - lembra a GNR - é uma "fibra natural proveniente de vários minerais e a sua perigosidade para a saúde reside na inalação das suas fibras".
A nota indica que "a presença de amianto num edifício não constitui, por si só, um risco para a saúde", precisando que "o perigo está associado à danificação de materiais que o contêm, pelo potencial de libertação de fibras, inalação e posterior alojamento nos pulmões".
A GNR apela para o facto de a remoção, transporte e armazenamento dos materiais com amianto ter de ser feita por especialistas, obedecendo a um conjunto de requisitos obrigatórios.
"Em caso de dúvida, sugere-se a consulta do site da APA para obtenção da lista de operadores de gestão de resíduos licenciados para o tratamento de RCDA", é referido na nota.
GNR encontra 46 toneladas de resíduos de amianto armazenadas em local não licenciado
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.