Sábado – Pense por si

Azovstal: Rússia anuncia cessar-fogo durante três dias

05 de maio de 2022 às 07:36
As mais lidas

O cessar-fogo no complexo metalúrgico começa já durante esta quinta-feira com o objetivo de permitir a abertura de um corredor humanitário. Também na última noite 344 pessoas foram retiradas da cidade de Mariupol e dos arredores.

A Rússia anunciou um cessar-fogo de três dias, a começar já esta quinta-feira, no complexo metalúrgico de Azovstal. O objetivo é permitir abrir um corredor humanitário para a retirada de civis da cidade portuária de Mariupol.

O comunicado foi feito pelo Ministério da Defesa russo que avançou que as forças militares do país vão abrir um corredor humanitário entre os dias 5, 6 e 7 de maio, das 08 da manhã às 18 horas [horário de Moscovo].

"Durante este período, as forças armadas russas e as unidades da República Popular de Donetsk vão cessar-fogo e as hostilidades unilateralmente", acrescentou.

Para além disto, na última noite 344 pessoas foram retiradas da cidade de Mariupol e dos arredores. O comunicado foi feito por Volodymyr Zelensky e Iryna Vereshchuk, a vice-primeira-ministra da Ucrânia, que avançaram com número oficiais de militares e civis retirados na segunda fase da operação de evacuação da cidade. 

O presidente da Ucrânia avançou ainda que os mais de 300 cidadãos seguiram para Zaporizhzhia e que "todos receberam a ajuda necessária". Nos próximos dias, Zelensky, espera que os civis que ainda se encontram no local possam ser retirados em segurança.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.