"Os conteúdos relativos ao ensino secundário veem a sua distribuição alargada à televisão, à semelhança do que acontece no ensino básico", informou o Governo.
Os conteúdos para o ensino secundário disponíveis nas plataformas digitais do projeto #EstudoEmCasa vão passar também a ser difundidos na televisão a partir de segunda-feira, quando recomeçam as aulas, foi hoje anunciado.
"Na perspetiva de proporcionar um acesso universal, os conteúdos relativos ao ensino secundário veem a sua distribuição alargada à televisão, à semelhança do que acontece no ensino básico", refere, em comunicado, o Ministério da Educação.
Os blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o ensino secundário e que têm vindo a ser disponibilizados na RTP Play, vão passar a estar acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT) e na posição 444 das operadoras de cabo.
"Num momento em que, por força da pandemia, é necessário voltar ao ensino a distância, ter redundância na disponibilização de recursos pedagógicos é especialmente relevante", considera o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.
O #EstudoEmCasa passa, desta forma, a estar disponível na televisão, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, de segunda a sexta-feira, e cobrindo a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano).
Os blocos pedagógicos temáticos diários do ensino básico são transmitidos na RTP Memória e os do ensino secundário nos canais 8 e 444, das 09h00 às 16h30, com interpretação em língua gestual, detalha o ministério da Educação.
Todos os conteúdos permanecem disponíveis na RTP Play, através da aplicação #EstudoEmCasa, e nas plataformas de videoclube nas diferentes operadoras cabo, segundo o ministério.
O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das Editoras Leya e Porto Editora.
Para a edição 2020/2021, foram criadas uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por mais de quatro dezenas de professores e cinco intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, estando a responsabilidade pedagógica a cargo da Direção-Geral da Educação.
Aulas para o ensino secundário na televisão a partir de hoje
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.