Sábado – Pense por si

Ataque em Telavive faz quatro mortos

A polícia admite que poderá tratar-se de um "acto terrorista", mas ainda ninguém ou qualquer organização reivindicou o ataque

O ataque com armas automáticas num mercado em Telavive causou pelo menos quatro mortos e cinco feridos, quatro deles em estado muito grave. O balanço inicial indicava três mortos e cinco feridos, mas uma das vítimas que foi transportada para o hospital não aguentou os ferimentos e acabou por morrer.

As autoridades já identificaram dois suspeitos dos ataques- um dos atacantes foi atingido e transportado para o hospital em estado grave e um outro suspeito foi detido. A polícia admite que poderá tratar-se de um "acto terrorista", mas ainda ninguém ou qualquer organização reivindicou o ataque, levado a cabo com armas automáticas. Segundo a SIC Notícias, os detidos são dois irmãs palestinianos que vivem em Hebron. 

O mercado em Telavive situa-se defronte do Ministério da Defesa e do Estado-Maior do Exército israelita. É uma zona de lazer com vários restaurantes, lojas e cafés onde se reúnem muitos locais e turistas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.