NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O líder do PS reagiu assim às declarações da ministra das Finanças, em que disse que o país tem os "cofres cheios"
O líder do PS disse esta quinta-feira que "os portugueses infelizmente estão com os bolsos vazios", em reacção às declarações da ministra das Finanças, que disse na quarta-feira que o país tem os "cofres cheios".
"Os portugueses é que infelizmente estão com os bolsos vazios. Esta ideia que o Governo tem de que os portugueses estão mal e o país está bem como se o país não fossem as pessoas é, de facto, não compreender que o centro da actividade política são mesmo as pessoas", disse esta quinta-feira António Costa aos jornalistas em Bruxelas.
A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou na quarta-feira que o país tem os "cofres cheios" para honrar os seus compromissos na eventualidade de surgirem perturbações no funcionamento do mercado da dívida.
"[A dívida pública] está, de facto, ainda muito elevada (...). Mas hoje, quando olhamos para a dívida pública, está lá tudo e está também o conforto de saber que, para além disso, temos cofres cheios para poder dizer tranquilamente que se alguma coisa acontecer à nossa volta que perturbe o funcionamento do mercado, nós podemos estar tranquilamente durante um período prolongado sem precisar de ir ao mercado, satisfazendo todos os nossos compromissos", garantiu Maria Luís Albuquerque
Em Pombal, distrito de Leiria, na sessão de encerramento das jornadas da JSD "Portugal nas tuas mãos", a governante afiançou que esta situação permite o pagamento de salários, de pensões ou fazer os reembolsos da dívida, "mantendo tudo a funcionar sem perturbação".
Para António Costa, as declarações da responsável pela pasta das Finanças sobre os "cofres cheios" do Estado demonstram mais uma vez que "este Governo vive num mundo fora da realidade" e considerou exemplo disso mesmo o programa VEM - Valorização do Empreendedorismo Emigrante, apresentado recentemente.
"Só isso explica que o Governo tenha apresentado com pompa e circunstância um programa dirigido aos 300 mil emigrantes que saíram do país que se traduz em apoiar 40 ou 50 que queiram regressar", considerou.
O líder socialista reforçou, assim, a acusação de "irrealidade" em que o Executivo vive, considerando que confunde pessoas e economia com estatísticas.
"A economia é a riqueza produzida, são empresas, são empregos, são pessoas que têm ou não trabalho. A realidade das pessoas é a sua vida, não são as fantasias da senhora ministra das Finanças", concluiu.
António Costa: "os portugueses é que estão com os bolsos vazios"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.