NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Satélite de observação de ventos na atmosfera Aeolus Earth acionou os seus propulsores para se desviar da trajetória de um satélite pertencente à constelação Starlink da SpaceX.
AAgência Espacial Europeia(ESA) anunciou, esta segunda-feira, que realizou pela primeira vez uma manobra para evitar a colisão de um dos seus satélites com outro de uma constelação pertencente à companhia norte-americanaSpaceX.
A ESA afirmou, em comunicado, que na segunda-feira o seu satélite de observação de ventos na atmosfera Aeolus Earth acionou os seus propulsores para se desviar da trajetória de um satélite pertencente à constelação Starlink da SpaceX.
Há uma semana, o centro de controlo espacial da Força Aérea dos Estados Unidos, que vigia objetos que orbitam em torno da Terra, alertou para a possibilidade de colisão entre o Aeolus e o Starlink444, um dos primeiros satélites da constelação Starlink, que prevê aumentar o seu número até aos 12.000 em meados da próxima década.
Os peritos da ESA calcularam as probabilidades de choque e quando estas ultrapassaram a fasquia de uma em 10.000, na quinta-feira, decidiu-se acionar a manobra, que foi executada hoje.
A agência explicou que numa constelação pode haver centenas ou milhares de satélites e que o número vai crescer nos próximos anos, pelo que este tipo de situações poderá aumentar no futuro.
A ESA considera, contudo, que a atual forma de coordenação entre os operadores dos satélites, através de correios eletrónicos para alertar para o risco, está obsoleta e tornar-se-á impossível noutros incidentes.
A Agência Espacial Europeia propõe recorrer a inteligência artificial para coordenar as trajetórias dos satélites e uma estimativa de riscos atualizada, algo que levará à próxima reunião dos países membros da agência, que se realizará em novembro, em Sevilha, Espanha.
Agência Espacial Europeia evita colisão de satélites no espaço
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.