Sábado – Pense por si

Carlos Cortes eleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário eleito, Carlos Cortes, tomará posse em data a anunciar até 30 dias depois da publicação dos resultados definitivos.

Carlos Cortes foi esta quinta-feira eleito bastonário da Ordem dos Médicos, com 11.176 votos, num ato eleitoral que contou com 19.312 votantes, informou aquela ordem profissional.

DR

O adversário nesta segunda fase eleitoral que hoje terminou era Rui Nunes, que obteve 6.867 votos.

O bastonário eleito, Carlos Cortes, tomará posse em data a anunciar até 30 dias depois da publicação dos resultados definitivos.

Além de Rui Nunes e Carlos Cortes, concorreram na primeira volta ao cargo de bastonário para o triénio 2023/2025 Alexandre Valentim Lourenço, Bruno Maia, Fausto Pinto e Jaime Branco.

Carlos Cortes, eleito para o triénio 2023/2025, substitui no cargo o médico urologista Miguel Guimarães, que termina agora o segundo mandato.

"Juntos pela Saúde" foi o lema do candidato Carlos Cortes, especialista em Patologia Clínica e presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos no anterior mandato, que se propõe a liderar uma ordem "autónoma, independente e sempre interventiva, que não seja complacente ou submissa" e garante que será um bastonário "aglutinador e de proximidade".

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.