Sábado – Pense por si

Carlos Cortes reeleito bastonário da Ordem dos médicos

Lusa 03 de junho de 2025 às 21:17
As mais lidas

Foi reeleito para um segundo mandato, obtendo 74% dos votos.

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, foi reeleito para um segundo mandato, obtendo 74% dos votos dos 16.721 médicos que participaram nas eleições que terminaram esta terça-feira, adiantou à Lusa fonte da instituição.

Mariline Alves

Carlos Cortes foi o único candidato nas eleições para o mandato que termina em 2029 e que decorreram entre 29 de maio e hoje.

O especialista em patologia clínica candidatou-se a um segundo mandato depois de ter assumido o cargo pela primeira vez em março de 2023, quando foi eleito com 61,94% dos votos na segunda volta das eleições, então disputadas com o médico Rui Nunes.

As eleições na ordem, que deveriam acontecer em janeiro de 2026, foram antecipadas para este mês na sequência do novo Estatuto da Ordem dos Médicos, que obrigava a desencadear o processo eleitoral no prazo de um ano desde a publicação dessa revisão estatutária.

Carlos Cortes apresentou um programa de candidatura com 20 propostas-chave para o próximo mandato, entre as quais a revisão dos "aspetos lesivos" do novo Estatuto da ordem, a proteção do ato médico e a criação de uma nova carreira para esses profissionais de saúde.

De acordo com o calendário, a posse do bastonário dos médicos tem de ocorrer até 30 dias após o ato eleitoral.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro