Sábado – Pense por si

PJ detém suspeito por adesão e apoio ao Estado Islâmico

Cassimo Turé foi capturado no aeroporto de Lisboa, depois de viajar da Guiné-Bissau.

A Polícia Judiciária deteve esta segunda-feira, em território nacional, um homem de 47 anos por suspeita de adesão e apoio ao grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (Daesh, no acrónimo árabe), para cumprimento de pena.

O homem está indiciado pela prática de crimes de adesão, apoio à organização terrorista internacional e financiamento de terrorismo internacional.

"O ora detido encontrava-se já e, recentemente, condenado, numa pena única de oito anos e seis meses de prisão, com decisão transitada em julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça", indica a PJ num comunicado.

De acordo com a PJ, no âmbito do mesmo processo, "foi igualmente condenado um outro indivíduo, pelos mesmos crimes, a pena de 10 anos de prisão". O processo está a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público.

"Estes agentes do crime de terrorismo apoiavam e suportavam, de distintas formas e em momentos diferentes, um conjunto de cidadãos nacionais, radicalizados em Londres e que posteriormente foram combater para a região sírio-iraquiana, onde são suspeitos de terem cometido inúmeros crimes de terrorismo e contra a humanidade", é acrescentado.

Um dos detidos, segundo a PJ, havia sido recentemente condenado a uma pena de prisão aplicada pelas autoridades do Iraque, enquanto "o ora detido" vai ser encaminhado ao estabelecimento prisional para cumprimento da pena.
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres