A tentativa foi feita esta madrugada pelos ilegais que tentaram entrar no túnel sob o canal da Mancha, perto de Calais (norte de França), com o objectivo de alcançarem território britânico
Cerca de dois mil migrantes ilegais tentaram entrar hoje de madrugada no túnel sob o canal da Mancha, perto de Calais (norte de França), com o objectivo de chegar ao território britânico, indicou hoje o grupo Eurotúnel.
"É a maior tentativa de incursão [de migrantes] do último mês e meio", afirmou em declarações à agência francesa AFP um porta-voz do grupo responsável pela gestão do túnel que liga o continente europeu ao Reino Unido.
A proximidade com o Reino Unido atrai anualmente para a localidade francesa de Calais muitos imigrantes que tentam atravessar de forma ilegal o Eurotúnel e chegar ao território britânico.
Os migrantes tentaram entrar nas instalações do túnel "entre a meia-noite e as seis da manhã", acrescentou o mesmo porta-voz.
"Todo o nosso pessoal de segurança, que são cerca de 200 elementos, bem como a polícia, foram chamados ao local", indicou o representante do Eurotúnel.
O incidente acabou por afectar os serviços do Eurotúnel, que registaram hoje atrasos, cerca de uma hora do lado britânico e cerca de 30 minutos do lado francês.
As autoridades locais não conseguiram informar se algum migrante ficou ferido.
Desde o início de Junho, oito migrantes perderam a vida ao tentar entrar clandestinamente no túnel.
Segundo os últimos dados oficiais – divulgados no início de Julho–, cerca de três mil migrantes, a grande maioria oriundos de países como a Etiópia, Eritreia, Sudão ou Afeganistão, estão acampados na zona de Calais para tentar atravessar o túnel sob o canal da Mancha.
O grupo Eurotúnel pede um montante de cerca de 9,7 milhões de euros aos governos britânico e francês, de forma a compensar as perturbações provocadas pelos imigrantes ilegais.
2.000 migrantes ilegais tentaram entrar no Eurotúnel
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O País precisa de uma viragem de mentalidade. De um governante que olhe para a segurança com visão estratégica, pragmatismo e coragem. Que não fale apenas de leis, mas de pessoas, de sistemas, de tecnologia e de resultados.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.