Sábado – Pense por si

Shakira: Filme Barbie é "castrador" para os homens

A cantora colombiana afirmou em entrevista que nem ela nem os filhos gostaram de “Barbie” por ser um filme que “rouba aos homens a possibilidade de serem homens”.

A cantora colombiana Shakira considerou, numa entrevista, que o filmeBarbieera "castrador" e sugeriu que "rouba aos homens a possibilidade de serem homens".

REUTERS/Eduardo Munoz

Em entrevista à revista norte-americana Allure, cujo tema principal foi o álbum Las mujeres ya no lloram (que significa "as mulheres já não choram") lançado a 22 de março, Shakira afirmou que tinha visto o filme de Greta Gerwig. "Os meus filhos detestaram-no completamente. Achavam que era castrador", respondeu a cantora após ser questionada sobre o que achou. "E eu concordo, até certo ponto. Estou a criar dois rapazes. Quero que eles também se sintam poderosos respeitando as mulheres."

"Gosto da cultura pop quando tenta dar poder às mulheres sem roubar aos homens a possibilidade de serem homens, de eles também protegerem e providenciarem. Acredito em dar às mulheres todas as ferramentas e a confiança de que podemos fazer tudo isso sem perder a nossa essência, sem perder a nossa feminilidade. Penso que os homens têm um objetivo na sociedade e as mulheres também têm outro objetivo. Complementamo-nos um ao outro e esse complemento não se deve perder", defendeu. 

Apesar de Shakira ser a favor do empoderamento das mulheres, como disse durante a entrevista, referiu ainda que não acha que isso signifique que as mulheres tenham que carregar tudo sozinhas. "Por que não dividir a carga com pessoas que merecem carregá-la, que têm o dever de carregá-la também?", questionou.

Ao longo da sua entrevista, que foi focada no "feminismo da loba" por ela defendido, a cantora fez várias declarações sobre a transformação da sua vida. Afinal, o disco foi criado após a sua separação de Piqué. "Criar este álbum foi uma transformação em que renasci como mulher", disse Shakira. "Ninguém me diz como ou quando devo chorar, ninguém me diz como devo educar os meus filhos, ninguém me diz como devo tornar-me uma versão melhor de mim própria. Isso é comigo."

A cantora ainda abordou o facto de no passado as mulheres terem enfrentado "situações difíceis", como "esconderem a sua dor" e "chorarem em silêncio". "A história de Eva foi criada por misóginos para colocar as mulheres numa caixinha onde temos de ficar caladas, não podemos dizer o que pensamos nem ser catalisadoras de mudança", afirmou. "Penso que há algo de refrescante nas mulheres quando podem ser elas próprias e não se desculparem, porque já tivemos de pedir desculpa muitas vezes no passado."

Os comentários da Shakira sobre Barbie, filme que arrecadou 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros) nas bilheteiras mundiais, foram apoiados por comentadores mais conservadores como o jornalista britânico Piers Morgan, que publicou nas suas redes socais: "Viva a @shakira - finalmente, uma mulher de alto nível preparada para defender que os homens sejam homens."

Mas muitos comentários nas redes sociais não foram de apoio. "Se os vossos filhos odiaram um filme da Barbie porque se sentiram 'castrados', então não os educaram corretamente, como se isso fosse culpa vossa", lê-se numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

O filme Barbie, que examina os efeitos do patriarcado através da perspetiva das famosas bonecas que vivem numa sociedade liderada por mulheres no mundo da Barbieland, foi alvo de fortes críticas após a sua estreia, tendo sido apelidado como "anti-homens" por várias figuras conservadoras dos EUA. 

A carregar o vídeo ...
Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.