Sábado – Pense por si

Carlos III aparece pela primeira vez em público desde o seu diagnóstico

Monarca britânico assistiu, juntamente com Camilla, à cerimónia tradicional do domingo de Páscoa na Capela de São Jorge, em Windsor, tendo-se sentado à parte dos restantes participantes para minimizar o risco de infeção.

O rei Carlos III de Inglaterra assistiu à cerimónia anual de domingo de Páscoa no Castelo de Windsor, sendo esta a sua primeira aparição em públicodesde que anunciou publicamente que tinha cancro.

REUTERS/Hollie Adams/Pool

O monarca, que sorriu e acenou enquanto se juntava à rainha Camilla na cerimónia, seguiu o conselho médico sentando-se à parte do resto da família real e de outros participantes durante a cerimónia de forma a minimizar o risco de infeção.

O duque e a duquesa de Edimburgo e o seu filho, James, a princesa Ana e o seu marido, Timothy Laurence, e o duque e a duquesa de York também estiveram presentes na missa.

Já Kate Middleton, o príncipe William e os seus filhos não estiveram presentes, uma vez que a princesa de Gales também revelou no passado dia 22 de março que estava a fazer quimioterapia preventiva depois de ter sido dignosticada com cancro. O dignóstico da princesa de 42 anos surgiu depois dos exames pós-operatórios da sua cirurgia abdominal, feita em janeiro, "terem detetado a presença de cancro".

Durante o sermão de Páscoa, o arcebispo de Cantuária desejou felicidades ao rei Carlos lll e a Camilla e encorajou a congregação a rezar por eles durante o seu tratamento. Depois da cerimónia, Carlos e Camilla não acompanharam a tradição familiar de um almoço privado de Páscoa no Castelo de Windsor.

O cancro do rei foi detetado em janeiro, durante o tratamento à próstata, tendo o diagnóstico sido comunicado publicamente no início de fevereiro. Nem o tipo de cancro do rei nem o de Kate foram revelados.

O rei tem continuado a trabalhar durante o tratamento, mas desde o diagnóstico, apenas mantém os compromissos privados, como os encontros regulares com o primeiro-ministro. No início desta semana, expressou "grande tristeza" por ter faltado à cerimónia da Quinta-Feira Santa, dia 28. O Palácio de Buckingham revelou que esta aparição pública não significa o regresso do rei Carlos a eventos públicos, tendo sido apenas um ato simbólico depois da ausência na tradicional missa de Quinta-Feira Santa, em que foi representado pela rainha Camilla.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.