Sábado – Pense por si

Rainha de Inglaterra cancela viagem à Irlanda do Norte por conselho médico

O conselho médico de descanso e cancelamento da agenda aconteceu poucos dias depois de Isabel II ter sido vista a usar uma bengala durante um serviço religioso na Abadia de Westminster.

A Rainha Isabel II, de Inglaterra, cancelou uma viagem à Irlanda do Norte que estava programada para hoje depois de ter sido aconselhada pelos médicos a descansar alguns dias, anunciou o palácio de Buckingham.

Isabel II
Isabel II Reuters

O palácio não avançou pormenores sobre a decisão, mas assegurou que a monarca, de 95 anos, está "de bom humor", embora "desapontada por não poder visitar a Irlanda do Norte, onde deveria cumprir uma série de compromissos" hoje e quinta-feira.

O palácio acrescentou que Isabel II enviou "os seus mais calorosos votos ao povo da Irlanda do Norte" e referiu esperar retomar a visita no futuro.

O conselho médico de descanso e cancelamento da agenda aconteceu poucos dias depois de a Rainha sido vista a usar uma bengala quando participou num serviço religioso na Abadia de Westminster para assinalar o centenário da Legião Real Britânica, uma instituição de caridade que apoia membros e veteranos das forças armadas britânicas.

Isabel II já tinha sido fotografada a usar uma bengala em 2003, mas na altura tinha sido recentemente operada ao joelho.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.