Sábado – Pense por si

O infante renegado e boémio

Vanda Marques
Vanda Marques 19 de outubro de 2021 às 14:00

Traficou droga, perdeu todos os títulos da realeza, foi expulso de dois países e acusado de contrabando. Por tudo isso os Borbóns tentaram apagar da História Luis Fernando de Orleans.

Disfarçado de mulher, Luis tentou passar a fronteira em Vila Real de Santo António. Não chegou ao destino final e, a 26 de março de 1926, a sua história foi capa de jornais. O The New York Times relatava que um infante espanhol, vestido de mulher, tinha sido preso por contrabando. Já o jornal canadiano The Montreal Gazzette era mais específico: um príncipe espanhol apanhado com cocaína. Mas Luis Fernando de Orleans e Borbón não era apenas um membro da realeza. Era primo do Rei de Espanha, D. Alfonso XIII. E ser apanhado por contrabando não era o pior que já lhe tinha acontecido. Era apenas mais um escândalo numa vida repleta de excessos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.