Sábado – Pense por si

Príncipe Filipe vai fazer 100 anos - e não quer

Sónia Bento
Sónia Bento 20 de fevereiro de 2021 às 18:03

O marido de Isabel II sempre foi o único elemento da família real a dizer o que lhe apetece sem contemplações. Centenário? "Não consigo imaginar nada pior", afirmou um dia.

Espirituoso, incontinente verbal e por vezes até insensível, o príncipe Filipe de Edimburgo comemora 100 anos a 10 de junho. Tornou-se conhecido por ser o membro da família real britânica mais politicamente incorreto, não se contendo em dizer o que vem à cabeça - situação que já deu origem a livros sobre as suas gafes. Casado com a rainha de Inglaterra, há 73 anos que caminha dois passos atrás dela, embora nos bastidores tenha tido o poder de exercer as decisões importantes. Amante de pintura, de cavalos, de literatura, de jazz e de cerveja, o príncipe consorte mais longevo do Reino Unido retirou-se da vida pública em 2017, mas continua a ser notícia pelas suas "formas" inconvenientes ...  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.