Sábado – Pense por si

Como é ser barriga de aluguer das estrelas

São várias as celebridades, como a atriz Lily Collins, que têm filhos com recurso a gestação de substituição. As mulheres não recebem mais por isso, mas têm inúmeras mordomias.

Lily Collins é a última celebridade a anunciar que foi mãe pela primeira vez através de uma barriga de aluguer. A atriz britânica, de 35 anos, filha do músico Phil Collins, revelou, no Instagram, a chegada da pequena Tove Jane McDowell, na sexta-feira, declarando a sua "infinita gratidão" à barriga de aluguer.

A protagonista da série Emily in Paris, da Netflix, e o marido, Charlie McDowell, conseguiram manter a gravidez em segredo até ao nascimento de Tove, no início da semana passada, no norte da Califórnia, EUA. A atriz junta-se a uma já longa lista de mães e pais famosos que tiveram os seus filhos gerados noutras barrigas, casos de Paris Hilton, Kim e Khloe Kardashian, Naomi Campbell, Nicole Kidman, Sarah Jessica Parker, Elton John ou Elon Musk.

Mordomias para as barrigas das estrelas

A gestação de substituição (também designada por barriga de aluguer, quando uma mulher se dispõe a suportar uma gravidez por conta de outrem e a entregar a criança após o parto, renunciando aos direitos e deveres da maternidade) pode custar centenas de milhares de euros. As celebridades terão que desembolsar ainda mais devido aos rígidos acordos de confidencialidade e não só. Gerar um bebé de um famoso terá as suas vantagens. As barrigas de aluguer normalmente recebem presentes luxuosos e têm mordomias durante a gravidez, com direito a chefs de cozinha, nutricionistas, personal trainers ou massagens de spa.

Em 2017, quando se soube que Kim Kardashian e Kanye West tinham recorrido a uma barriga de aluguer para o terceiro filho, o TMZ revelou que o ex-casal havia pago 45 mil dólares à mulher grávida. Houve quem tenha considerado o valor baixo, tendo em conta os milhões que eles tinham. Mas Stephanie Caballero, fundadora do Surrogacy Law Center, uma empresa de reprodução assistida, na Califórnia, disse na época, ao The Cut, que aquele era um valor "padrão" para uma "barriga de aluguer experiente", sublinhando que as mães de substituição de celebridades não podem receber mais do que as das pessoas comuns.

Preços entre os 100 e os 200 mil dólares

Stephanie explicou que oferecer mais dinheiro a barrigas de aluguer para gerar filhos famosos pode atrair pessoas erradas, sendo mais seguro manter os preços iguais: "O pretendido é ter uma mulher que diga ‘Eu tenho gestações sem problemas, adoro estar grávida e quero ajudar alguém a ter um bebé’". A diferença é que as estrelas que recorrem a barrigas de aluguer, geralmente têm de pagar mais às agências devido à "atenções especiais", como medidas suplementares para garantir a privacidade e fazer com que as "barrigas" se sintam confortáveis durante o processo.

Segundo o US News, o custo total da barriga de aluguer varia entre 100 mil e 200 mil dólares, dependendo de uma série de fatores, como doação de óvulos ou de esperma, caso seja necessário, criação de embriões, taxa de agência e seguro. Como a maioria das agências não inclui serviços jurídicos, os pais podem ter que pagar a um advogado para tratar de toda a documentação. Também cabe aos pais cobrir quaisquer complicações que surjam durante a gravidez.

Paris Hilton e a barriga postiça

Kim e Kanye usaram uma mãe de substituição para dois dos seus quatro filhos: Chicago, em 2018, e Psalm, em 2019. "Somos muito gratos à nossa barriga de aluguer que tornou os nossos sonhos realidade", disse a socialite, após o nascimento de Chicago. O jornalista norte-americano Anderson Cooper também deu as boas-vindas aos dois filhos, Wyatt e Sebastian, em 2020 e em 2022, através do mesmo procedimento.

Paris Hilton e o marido, Carter Reum, optaram pela mesma técnica. Foram pais de Phoenix, em janeiro de 2023, e de London, em novembro do mesmo ano. Paris disse que gostava de ter ficado grávida, mas devido à exposição optou por aquela solução. No entanto, ela revelou que em casa usava uma prótese: "Eu queria saber como era estar grávida, então comprei uma prótese e usei-a em casa durante o dia. Eu sei que parece loucura, mas queria que parecesse real. Sentir aquele peso, passar as mãos sobre a barriga, imaginar uma vida inteira pela frente".

Depois de muitas tentativas frustradas para engravidar, em 2009 Sarah Jessica Parker, então com 44 anos, e o marido Matthew Broderick, recorreram a uma barriga de aluguer e foi assim que nasceram as gémeas Tabitha e Marino, que se juntaram a James, filho mais velho do casal.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro