Sábado – Pense por si

Cinco pessoas acusadas no caso da morte de Matthew Perry

Beatriz Rainha com Ana Bela Ferreira 16 de agosto de 2024 às 13:36
As mais lidas

Quase um ano depois, os contornos da morte do ator de "Friends" começam a ser revelados. Após a autópsia revelar que a causa da morte estava relacionada com uma overdose de cetamina, agora sabe-se que pode não ter sido um acidente.

Cinco pessoas foram acusadas de estarem envolvidas na morte do ator norte-americano Matthew Perry em 2023, que ocorreu devido a umaoverdosede cetamina. Entre os acusados estão o seu assistente pessoal e dois médicos, conforme anunciado na quinta-feira por um representante do Ministério Público.

REUTERS/Neil Hall

Matthew Perry, de 54 anos, foi encontrado sem vida em outubro de 2023 na sua casa em Los Angeles. A autópsia revelou que a causa da morte foi os "efeitos agudos de cetamina". O assistente Kenneth Iwamasa foi quem encontrou a estrela de Friends inconsciente na sua banheira de hidromassagem a 28 de outubro, os paramédicos foram chamados ao local mas viriam a confirmar o óbito.

A cetamina foi apontada como a principal causa de morte, considerada acidental e sem indícios de crime, segundo o relatório. O afogamento e outros problemas médicos foram identificados como fatores que contribuíram para o desfecho trágico.

Mas a autópsia, divulgada em dezembro do ano passado, mostrou que os níveis de cetamina no sangue de Perry estavam dentro dos limites normalmente utilizados para anestesia geral em cirurgia. Pessoas próximas do ator informaram as autoridades que ele estava a fazer um tratamento de infusão de cetamina, mas o médico legista concluiu que o último tratamento, realizado cerca de uma semana e meia antes da morte, não justificava os níveis elevados da substância no seu sangue.

As autoridades estavam a investigar como o ator conseguiu as prescrições para obter o medicamento e se estas eram legais. Segundo o procurador Martin Estrada, os médicos são acusados de terem fornecido a Perry uma quantidade significativa de cetamina. Numa troca de mensagens chegaram a perguntar ao ator o valor que estaria disposto a pagar.

"Estes indivíduos aproveitaram-se dos problemas de dependência de Perry para obter lucro. Eles sabiam perfeitamente que o que faziam era errado", afirmou Estrada.

Dois dos acusados, incluindo um dos médicos, foram detidos, e três dos envolvidos, incluindo Iwamasa, já se declararam culpados, conforme indicado por Estrada.

Perry lutou durante anos contra a dependência de substâncias, um problema conhecido do grande público ao ser revelado pelo próprio na sua autobiografia Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível. O problema remontava à época em que participava na famosa série Friends, na qual deu vida ao divertido e emblemático Chandler Bing. O ator chegou a revelar, em 2016 à rádio BBC 2, que não se lembrava das filmagens entre a terceira e a sexta temporada.

Artigos Relacionados

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.