Coreia do Norte diz que vacina 'não é panaceia', mesmo sem casos confirmados
04 de maioDiogo Camilo

Coreia do Norte diz que vacina "não é panaceia", mesmo sem casos confirmados

Jornal do partido de Kim Jong-un diz que o prolongamento da pandemia é uma "realidade inevitável" e que aumento de casos em todo o mundo provam que vacina não é uma "cura universal" para a doença. Embora não tenha qualquer infetado registado, país desistiu dos Jogos Olímpicos e da qualificação para o Mundial de futebol.

Pedro Couceiro: 'O dinheiro que fiz na música ajudou-me a ir para as corridas'
01 de maioCarlos Torres

Pedro Couceiro: "O dinheiro que fiz na música ajudou-me a ir para as corridas"

Foi um cantor infantil de sucesso - vendia milhares de discos e recebia cartas de fãs -, viu Eusébio matar-lhe o sonho do futebol e não resistiu à paixão dos carros: passou pelos karts, F3, GT ou Porsche Cup e esteve às portas da F1. Agora é piloto de safety car no Mundial de Resistência.

Vacina da Pfizer vai precisar de uma terceira dose, afirma cofundador da BioNTech
28 de abrilDiogo Camilo

Vacina da Pfizer vai precisar de uma terceira dose, afirma cofundador da BioNTech

Ugur Sahin, o imunologista que ajudou a criar a vacina da Pfizer, explicou que a imunidade diminui ao longo dos meses e é necessária uma dose adicional para reativar a vacina, seis meses a um ano após a segunda dose. Especialista aponta ainda que a Europa pode alcançar imunidade de grupo à covid-19 em julho ou agosto.

Animais de laboratório: 'São um instrumento, mas especial'
26 de abrilAna Bela Ferreira

Animais de laboratório: "São um instrumento, mas especial"

A propósito do Dia Mundial do Animal de Laboratório, Leonor Saúde, diretora do Biotério de Peixe-Zebra no IMM, defende que se deve falar mais da importância dos animais nas descobertas científicas e lembra que o uso está muito regulado.

Testes de imunidade para medir a eficácia de vacinas? Não existem
22 de abrilDiogo Camilo

Testes de imunidade para medir a eficácia de vacinas? Não existem

Os testes de anticorpos dizem-nos se já estivemos infetados, mas não conseguem dizer com precisão se a vacina está a fazer efeito - porque anticorpos não são as únicas defesas que a vacina desperta no nosso organismo. Farmacêuticas medem a eficácia das vacinas ao registar quem fica infetado, mesmo recebendo a vacina - e não quem tem defesas contra a covid-19.

Farmacêuticas prometeram vacinas para 'o mundo inteiro”. Mas não cumpriram
20 de abrilDiogo Camilo

Farmacêuticas prometeram vacinas para "o mundo inteiro”. Mas não cumpriram

"Está tudo em boas mãos. Confiem em nós", disseram as grandes farmacêuticas à Comissão Europeia no fim do ano passado. Quatro meses depois, a vacinação está a ocorrer a um ritmo 125 vezes mais lento nos países pobres. Mais de 100 países são a favor do levantamento de patentes das vacinas e tratamentos contra a covid-19. Mas UE está contra.

PJ investiga encobrimento da morte de Ihor Homeniuk
13 de abrilNuno Tiago Pinto

PJ investiga encobrimento da morte de Ihor Homeniuk

Seguranças do aeroporto e inspetores do SEF que tiveram contacto com cidadão ucraniano são os alvos do inquérito que investiga ainda crimes de omissão de auxilio, tortura ou tratamentos desumanos

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)