Sábado – Pense por si

O presidente da assembleia-geral da Associação Portuguesa de Sono, Joaquim Moita, indica as medidas para a qualidade do sono em noites de Verão
Raquel Lito

Dormir bem com onda de calor? Médico ensina as técnicas mais eficazes

Colocar à frente da ventoinha uma garrafa de água gelada para espalhar ar fresco, ou escrever cinco problemas numa folha A4 para arrumá-los nas horas de sono são estratégias que ajudam. Além da alimentação leve e do telemóvel desligado. O pneumologista Joaquim Moita esclarece.

Sónia Bento

Obcecados por dormir mais e melhor

Utilizar o ChatGPT para programar uma noite reparadora tornou-se uma moda que fomos testar. Os especialistas na área dizem que não tem fundamento científico.

Débora Calheiros Lourenço

Costuma acordar mesmo antes de o despertador tocar? Saiba porquê

Teresa Paiva afirma que são as pessoas mais ansiosas ou que têm a necessidade de ter tudo sob controlo que normalmente acordam antes do despertador, já Olga Médio acredita que a manutenção dos hábitos pode afinar o relógio interno e originar um despertar precoce.

Lucília Galha

Adaptar o ensino ao cérebro

Os professores usam técnicas que não são adequadas à mente das crianças e isso prejudica o seu rendimento escolar, diz a psicóloga Joana Rato. Até a disposição das mesas é importante.

Susana Lúcio

Quando dormir, comer e trabalhar? Os segredos da vida saudável

Todas as funções do corpo, dos órgãos às células, são regidos por um ciclo de 24 horas. Cada uma tem uma altura ótima para ser executada, que está inscrita nos genes. Se não respeitar o ciclo pode desenvolver diabetes ou até mesmo cancro.

Bastidores: Os ritmos do nosso corpo

Nesta edição, pode ficar a saber quais são os ritmos diários ideais para o nosso corpo (que até ajudam a tratar a doença bipolar e a depressão). E trazemos-lhe ainda o drama dos imigrantes timorenses no Alentejo e uma entrevista com a atriz brasileira Christiane Torloni.

Ana Bela Ferreira

Madrugadores são mais felizes do que quem dorme até tarde

Dois novos estudos mostram que quem gosta de acordar tarde tem mais propensão a ser depressivo. Viver num mundo de horários feitos para pessoas que acordam cedo e menor exposição solar podem ser as razões para esta propensão.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)