IA cria "cretinos digitais" nas universidades? As opiniões dividem-se
Manifesto pede fim da utilização da IA nas universidades. Defensores consideram que é tentar parar o vento com as mãos porque "IA faz parte do mundo real".
Manifesto pede fim da utilização da IA nas universidades. Defensores consideram que é tentar parar o vento com as mãos porque "IA faz parte do mundo real".
André Ventura disse finalmente aquilo que há tanto tempo ansiava: “Não era preciso um Salazar, eram precisos três para pôr o país em ordem”. Resta saber se esse salazarista conhece a fábula da rã que queria ser grande como um boi.
O espaço das ideias está a reduzir-se. Somos cada vez menos donos do que pensamos.
Investigadora académica - e comentadora na TV - instaurou duas ações judiciais: a primeira, contra o jornal Público, o seu ex-diretor e um jornalista; e a segunda contra os dois dirigentes do Instituto de História Contemporânea que em setembro de 2021 fizeram uma avaliação negativas sobre a veracidade do seu currículo.
O inquérito concluiu ainda que 38% dos jornalistas sentem que têm problemas de saúde mental associados ao trabalho.
Miguel de Lemos, o professor que abriu o jogo sobre o assédio moral e sexual na Faculdade de Direito de Lisboa nota a falta de vontade das instituições para mudarem e critica a passividade de Elvira Fortunato, que tutela o Ensino Superior.
São 13 professores que se juntaram nas redes sociais e garantem não ter ligações a partidos nem sindicatos, apesar de os seus porta-vozes serem filiados no STOP. Querem congelar o trânsito às 6h23 da tarde de dia 20 de março num protesto pelo descongelamento da carreira.
STOP quis trazer toda a escola pública para a manifestação: professores, pessoal não docente, pais e alunos, reclamando "união". Mas não faltaram farpas lançadas à FENPROF, numa enorme manifestação como já não se via desde 2008.
O assédio moral e a pressão para trabalhar em dias de folga, ou o medo de errar no desempenho das funções devido à falta de colegas e de organização, são algumas das razões que levam os técnicos de manutenção de aeronaves a ter sinais de cansaço e de esgotamento emocional.
Semana após semana, a doutora Varela desafia o bom senso como um cego que jura ler o Ulisses de Joyce sem recurso ao braille. Será que não se arranja uma coleta para que a doutora Varela vá envelhecer de bicicleta para a Alemanha?
A SÁBADO instituiu-se como uma ameaça permanente aos corruptos e a todos os que se dedicam ao compadrio, à gatunagem e ao nepotismo, impedindo-os de viverem na santa paz das suas mentiras e intenções ocultas.
A Universidade Nova de Lisboa fez um ajuste direto de 13 mil euros com a historiadora, no mesmo departamento que abriu há meses um concurso polémico.
Ao impor um modelo único de etnografia, Ramada Curto incorre no anacronismo paternalista de quem pretende disciplinar os usos da ciência.
Três bolseiros entregaram em 2016 queixas relatando assédio moral, abuso de poder e suspeitas de viciação de concursos. A Universidade Nova de Lisboa ignorou a maior parte - e arquivou o restante.
Contamos-lhe histórias de bons negócios na área do imobiliário; revelamos o conteúdo do novo livro de Gonçalo Amaral sobre a investigação alemã ao desaparecimento de Madeleine McCann; e trazemos novidades sobre o caso Raquel Varela.
Acusações públicas de fraude no CV e de favorecimento na carreira põem a estrela mediática, e a academia, sob fogo.