Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
29 de maio de 2022 às 10:00

A Doutora Varela

Semana após semana, a doutora Varela desafia o bom senso como um cego que jura ler o Ulisses de Joyce sem recurso ao braille. Será que não se arranja uma coleta para que a doutora Varela vá envelhecer de bicicleta para a Alemanha?

A televisão é um animal ingrato. Comentar temas da actualidade todas as semanas na TV é uma tarefa dificílima. Mas o que é demais é moléstia. Levar durante anos com a doutora em História Raquel Varela (RV) é um trabalho de Hércules (ou de Penélope), mesmo para o espectador vocacionado para o sofrimento. Poderá dizer-se o óbvio ululante: só vê quem quer. Mas a RTP é indirectamente financiada pelos portugueses, contemplando no seu caderno de encargos um conjunto de obrigações que a colocam um patamar acima do elo mediador exigido aos operadores privados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.