Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

O motim sangrento por um padre que matou duas mulheres

Durante cinco dias, a população de Lourosa impediu a saída de Damião Bastos. Irritada com a resistência popular, a Igreja pediu intervenção e o Estado Novo ordenou à GNR que disparasse para matar sobre a população. Morreram duas mulheres.

Cuidados Intensivos

Bombos da festa

A Montenegro está reservado um papel mais modesto: procurar consensos no parlamento, mesmo que eles sejam recusados; informar os portugueses do tamanho da factura que terão de pagar pelos desvarios da aliança entre o PS e o Chega; e, claro, preparar o partido para eleições a curto prazo.

Lucília Galha

Covid Longa: Kalea não tem energia sequer para falar

Tem 14 anos e passa os dias deitada, não suporta a luz nem os sons e não consegue sequer levantar-se ou virar-se na cama. Vive em Dresden, na Alemanha, e não vai à escola há três anos. O seu estado foi espoletado pelas duas vezes que foi infetada pela Covid. E tem poucas probabilidades de vir a recuperar totalmente.

Maria Henrique Espada

As conversas secretas de Marcelo e Costa e os momentos decisivos da crise

Mandou o chefe de gabinete avisar Costa de que não convidasse ninguém para o Governo. E em abril estava convencido de que Galamba ia sair. Os dramas da hora decisiva do mandato e o Marcelo que não se mostra para as câmaras: o que telefona ao neto para discutir política, ia a Fátima na pandemia e anda por aí a pé, em Lisboa, todos os dias.

Vanda Marques

Bárbara Guimarães: “Tinha 40% de hipóteses de sobreviver a este cancro”

Prestes a fazer 50 anos, no dia 21 de abril, diz à SÁBADO que sofreu um assassinato de caráter, que o processo de violência doméstica foi demasiado penoso, que lhe prejudicou a carreira, mas que se fez justiça. Mantém que nunca dirá mal do ex-marido, por causa dos filhos. Conta que não se leva a sério e que o cancro a mudou.

Cuidados intensivos

Maus sinais

O pessoal opta por “Christine”, como se tivesse andado com ela na escola, na impossibilidade de a tratar simplesmente por “a gaja da TAP”. Imagino a cara da ex-CEO com estas demonstrações regulares de rudeza. E imagino-a agora, a amaldiçoar o dia em que aceitou aterrar entre a tribo, com a missão patriótica de “salvar” a TAP.

Pelos cabelos

Os estádios de futebol são um laboratório privilegiado para perceber a evolução social dos cabelos. Na década de 1960, os jogadores tinham todos cabelos curtos, bem recortados à volta das orelhas. Seguiu-se a moda das patilhas e dos cabelos longos, como os de Müller ou Beckenbauer.

Pilosidades

Contra o que geralmente se supõe, os pêlos concentram muitas das facetas, faces e estados da vida social, permitem-nos fazer uma síntese das ideias que fazemos de nós, dos outros e da sua riqueza íntima.

Filipa Vaz Teixeira

8 petiscos que sabem a verão

São servidos em pires, pratinhos ou até mesmo travessas. Há quem os confunda com tapas, mas petiscos é o que eles são. Escolhemos oito dos melhores e 24 sítios onde os provar.

Tiago Carrasco

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca

Os ataques da União dos Povos de Angola (UPA) contra os colonos portugueses, a 15 de março de 1961, não pouparam mulheres nem bebés. Centenas de colonos ficaram para se vingar. A SÁBADO teve acesso exclusivo a um diário de horrores.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)