Sábado – Pense por si

Covid Longa: Kalea não tem energia sequer para falar

Lucília Galha
Lucília Galha 08 de abril de 2024 às 07:00

Tem 14 anos e passa os dias deitada, não suporta a luz nem os sons e não consegue sequer levantar-se ou virar-se na cama. Vive em Dresden, na Alemanha, e não vai à escola há três anos. O seu estado foi espoletado pelas duas vezes que foi infetada pela Covid. E tem poucas probabilidades de vir a recuperar totalmente.

Tomemos como exemplo o funcionamento de uma bateria. Uma pessoa saudável acorda com a bateria carregada a 100%; Kalea, 14 anos, só com 10%. É essa a quantidade de energia que tem para gastar durante o dia. E qualquer ação que faça, por mais simples que seja, consome muito da sua bateria. Até, por exemplo, falar. "Ela consegue conversar connosco três ou quatro vezes por dia, durante dois ou três minutos, coisas simples como ‘tenho fome’", relata a mãe, Elena Lierck. "Se falar muito mais do que isso, fica esgotada."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.