Balsemão em 88 histórias
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.
Durão foi para Bruxelas, o único governo com um primeiro-ministro que não passou por eleições durou cinco meses e o Presidente Sampaio tomou duas decisões polémicas. Pelo meio, e já alvo de uma investigação judicial iniciada nesse ano, subiu quem marcaria o futuro: José Sócrates.
"De mortuis nihil nisi bonum" é velha máxima que, tantas vezes, não resiste à dor, à desforra ou ao espírito inquisidor e inquieto dos vivos.
Na viragem para 1974, capitães conspiravam, maoistas proliferavam nas universidades e fações armadas planeavam sequestros. Poucos suspeitavam que o 25 de Abril estava à porta. O ambiente político e as conspirações na última passagem de ano em ditadura.
Mandou o chefe de gabinete avisar Costa de que não convidasse ninguém para o Governo. E em abril estava convencido de que Galamba ia sair. Os dramas da hora decisiva do mandato e o Marcelo que não se mostra para as câmaras: o que telefona ao neto para discutir política, ia a Fátima na pandemia e anda por aí a pé, em Lisboa, todos os dias.
Casada com um diplomata suíço, criada na elite do Estado Novo, Ana Silva Pais abandonou tudo pela revolução cubana. Foi tradutora de Fidel e só voltou a Portugal para ajudar o pai, Silva Pais.
Na semana em que morreu Isabel II, trazemos-lhe um especial de 30 páginas sobre a Rainha de Inglaterra. Mas encontra também a história de Annie, a filha rebelde do diretor da PIDE; e entrevistas com a multipremiada cientista Renata Gomes e a psicóloga Joana Amaral Dias.
Casino Estoril acolhe iniciativa de apoio à Refood Cascais entre os dias 19 e 22 de maio
No coração da Beira Interior, surge um projeto de alojamento que nos convida a dormir no lençol das águas do rio: a casa-barco Floating Álvaro.
O atual e os dois antigos Presidentes da República juntaram-se em "Era uma vez Jorge Sampaio", que reúne testemunhos de 250 personalidades da vida pública portuguesa, da política, diplomacia, cultura ou desporto, de direita e de esquerda.
Há duas pessoas que combati politicamente com dureza e que me mereceram o maior respeito pelas suas genuínas qualidades de uma virtude em extinção, a honra: Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.
Conheceu Karin, caloira de Medicina. Casaram e não foram felizes. A mulher que lhe deu filhos foi outra. Arrependeu-se de não os ter acompanhado na juventude.
Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.
A família burguesa judia, a relação conturbada com o irmão, as paixões e os casamentos, as guerras com Guterres, Sócrates e Marcelo. As últimas semanas de vida.
Em 1962, o professor Lindley Cintra não saiu do lado dos seus alunos mais contestatários durante a crise estudantil. Trinta e quatro anos mais tarde, um desses alunos recebeu um retrato do icónico professor.