Sábado – Pense por si

O poder dos medicamentos para emagrecer

Susana Lúcio
Susana Lúcio 28 de maio de 2025 às 23:00

Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.

Pedro Castanheira, de 50 anos, apanhou um susto no fim do ano passado. Com 110 quilos de peso, fez análises clínicas de rotina que chocaram o seu médico. “Tinha os triglicéridos [gordura no sangue] em 1.540 mg/dL, quando o valor normal é de 150 mg/dL”, conta à SÁBADO. “O médico disse-me que nunca tinha tido um paciente com valores tão elevados.” Corria sério risco de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Por nossas mãos

A magia de como cortar o IRC

Em 2022, um artigo científico comparou 441 estimativas de 42 diferentes estudos. A sua conclusão foi de que não podem rejeitar a hipótese de uma descida de IRC não ter impacto no crescimento. Isto quer dizer que, mesmo depois de 441 estimativas, não podemos ter a certeza que exista.