Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
16 de setembro de 2021 às 08:00

Um bom homem

Há duas pessoas que combati politicamente com dureza e que me mereceram o maior respeito pelas suas genuínas qualidades de uma virtude em extinção, a honra: Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.

Politicamente Jorge Sampaio é um homem mais complicado do que se pensa, agora que a morte gera a unanimidade acrítica das avaliações. Foi o Presidente mais à esquerda que houve em Portugal, muito mais à esquerda do que Mário Soares. Mais: foi o único esquerdista que esteve na presidência. Mas havia nele uma genuína bondade e tolerância que eram e são muito raras na política portuguesa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?