Sábado – Pense por si

Carlos Torres

As memórias de Eriksson: A bebedeira, as mulheres e a mão de Vata

O antigo treinador do Benfica, que morreu em agosto de 2024, deixou em livro muitas histórias da sua carreira, que envolveram grandes figuras do futebol, de Eusébio a Maradona, de José Mourinho a Hulk. Sven-Göran Eriksson pediu para ser recordado como "uma pessoa honesta e uma boa pessoa".

Vanda Marques

Sobrinhos de Hitler fizeram pacto para não terem filhos

Os sobrinhos-netos vivem perto de Nova Iorque sob anonimato. O seu pai fugiu para a América em 1939, depois de trabalhar para o Führer, e serviu na Marinha. O jornalista David Gardner reconstrói a sua História.

Carlos Torres

"Surpreendeu-me descobrir que Mário Soares tinha uma vida afetiva paralela"

Autor de uma biografia de Mário Soares, que publicou pela primeira vez em 2013, Joaquim Vieira lembra a importância do "pai da democracia". No dia em que se celebram os 100 anos do seu nascimento, o investigador acredita que Soares é hoje "a mais consensual figura política da história recente de Portugal", apesar de desconhecido para os mais jovens.

Vanda Marques

D. João V. A vida do rei mais rico de Portugal

D. João V recebeu uma das maiores remessas de ouro, criou o maior palácio em Portugal, vestia de forma luxuosa e era conhecido pelos seus excessos. Colecionava amantes, até freiras, ao mesmo tempo que assistia aos autos de fé da Inquisição. Os historiadores defendem que contribuiu para o desenvolvimento do País.

Sónia Bento

Os detalhes da vida conjugal de Isabel II e de Filipe

Dormiam em camas separadas, mas tratavam-se por "querido" e "querida". O duque de Edimburgo ralhava com a rainha por causa dos cães, dos cavalos e do telefone - revelou um dos muitos livros sobre a vida da monarca de Inglaterra.

Ana Taborda

A vida desconhecida de Maud Queiroz Pereira

A matriarca de uma das mais poderosas famílias portuguesas deixou milhares de euros aos empregados e distribuiu as suas muitas joias e peças de arte pela família e amigos. Discreta e aventureira, chegou a saltar de paraquedas com um dos filhos e até aos 94 anos nadava todos os dias – só já não mergulhava de cabeça.

Margarida Davim

Carlos Rates, o comunista maldito

Foi o primeiro líder e aquele que o partido faz por esquecer. Um livro ajuda a perceber como passou de sindicalista radical a salazarista.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana