Sábado – Pense por si

O casamento com o homem mais elegante e mulherengo

Vanda Marques
Vanda Marques 31 de outubro de 2024 às 00:00

Com um dote milionário, D. Catarina sofreu com as amantes, mas aguentou. Carlos II defendeu-a de acusações graves e nunca aceitou divorciar-se.

Vendeu-se tudo: joias, móveis, açúcar, pratas – o que houvesse. Foram até criados impostos especiais, a Igreja e até o Brasil tiveram de contribuir. A missão vital para a sobrevivência do País era pagar o dote de D. Catarina, depois do acordo de casamento – um contrato com 21 artigos – que impunha o pagamento de 2 milhões de cruzados e ainda a entrega de dois territórios da Coroa: Bombaim – a primeira possessão inglesa na Índia – e Tânger. Um pagamento negociado para ser em parcelas. “A história do dote é tão portuguesa. Sobretudo a parte de se prometer o que não se tem e depois logo se resolve”, diz à SÁBADO Isabel Stilwell, autora de um romance histórico sobre D. Catarina. E foi assim que se avançou. “Catarina era o garante da aliança entre Portugal e Inglaterra. Esta foi a primeira aliança pós-restauração. Era a mais importante, até porque não era reconhecido como um reino independente”, sublinha Joana Pinheiro de Almeida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.