Sábado – Pense por si

O casamento com o homem mais elegante e mulherengo

Vanda Marques
Vanda Marques 31 de outubro de 2024 às 00:00

Com um dote milionário, D. Catarina sofreu com as amantes, mas aguentou. Carlos II defendeu-a de acusações graves e nunca aceitou divorciar-se.

Vendeu-se tudo: joias, móveis, açúcar, pratas – o que houvesse. Foram até criados impostos especiais, a Igreja e até o Brasil tiveram de contribuir. A missão vital para a sobrevivência do País era pagar o dote de D. Catarina, depois do acordo de casamento – um contrato com 21 artigos – que impunha o pagamento de 2 milhões de cruzados e ainda a entrega de dois territórios da Coroa: Bombaim – a primeira possessão inglesa na Índia – e Tânger. Um pagamento negociado para ser em parcelas. “A história do dote é tão portuguesa. Sobretudo a parte de se prometer o que não se tem e depois logo se resolve”, diz à SÁBADO Isabel Stilwell, autora de um romance histórico sobre D. Catarina. E foi assim que se avançou. “Catarina era o garante da aliança entre Portugal e Inglaterra. Esta foi a primeira aliança pós-restauração. Era a mais importante, até porque não era reconhecido como um reino independente”, sublinha Joana Pinheiro de Almeida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.