Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

Nuno Tiago Pinto

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

Nero Saraiva foi condenado no Iraque a 15 anos de prisão por pertencer ao Estado Islâmico. A família tem tentado, sem sucesso, contactar o governo para conseguir apoio consular. Pela primeira vez, a mãe e o pai decidiram dar uma entrevista em que contam como foi perder o filho para um grupo terrorista e a odisseia para o tentarem trazer de volta: “Tragam o meu menino para cá.”

Raquel Lito

Visitou 42 países a pedalar

Manuel Montes percorreu mais de 60 mil km, sempre em locais perigosos: na Ucrânia esteve perto de mísseis e no Iraque andou por destroços. O ex-militar partilha as suas aventuras no Instagram.

Ventura escrutinado

O artigo de capa desta semana é o resultado de sete anos de investigação sobre André Ventura, que foram transformados em livro. Isaltino Morais aceitou o nosso convite para uma caminhada e descubra ainda como funcionam os tratamentos com cetamina.

O regresso do terrorismo à agenda

Dezenas de crianças com direito à nacionalidade portuguesa continuam em campos da Síria. Nenhuma tem culpa do que o destino lhe reservou. Todas acabarão por culpar quem as abandonou à sua sorte. Este será mais um problema com que o Governo de Montenegro será confrontado.

Diogo Barreto

A vida privada do iraquiano suspeito de terrorismo

Ammar Ameen foi descrito como “de trato difícil” e acusado de ter rejeitado a integração em Portugal. Mas a sua namorada nega as acusações e garante que o arguido é “uma pessoa triste e traumatizada”, mas que não é perigoso.

Leonor Riso

Irmãos iraquianos vão ser julgados por terrorismo

Decisão foi tomada pela juíza esta quarta-feira e considera existir "séria probabilidade de que, uma vez julgados, os arguidos serão condenados". Queixas da defesa foram consideradas improcedentes.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h