Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos
04.05.2021

Bairro Arménio

Biden pretende impor um ritmo e um tom diferente na sua política externa. Sendo cedo para afirmar se tal irá contribuir para alienar ainda mais os aliados e os rivais internacionais da órbita norte-americana ou se conseguirá impor uma inflexão nos percursos autoritários e repressores de muitos desses países.  

27.04.2021

Bizarro triângulo geopolítico

Devido a evolução tecnológica o espaço contrai e a distância desaparece e surgem novas dimensões das linhas de conexão como é o caso da geometria geopolítica entre Israel-EUA-Irão.

20.04.2021

A guerra dos 40 anos no Médio Oriente

O ano 2021 ficará marcado por uma autorresponsabilização das principais potências do Médio Oriente, algo que todos as elites políticas regionais intuitivamente desejavam retardar. Porque apesar da repulsa que todas nutrem em relação ao Ocidente, era sempre mais fácil quando se encontravam os EUA, mesmo à mão de semear, para culpar pelos falhanços e caos na região.  

13.04.2021

O Ocidente paladino dos muçulmanos

Há décadas que os cerca de 10-15 milhões de muçulmanos uigur e cazaques da região autónoma de Xinjiang, na China, sofrem abusos aos seus direitos humanos e às suas liberdades religiosas pelo governo chinês. 

23.03.2021

Breve crónica da longa guerra em África

A evolução do conflito em Cabo Delgado para alguns não passa de mais um conflito assente em causas endémicas africanas. Para outros, comprova a manipulação da religião, em nome dos interesses e da ganância pela abundância de recursos naturais.

09.03.2021

O fim da abundância democrática americana

Os EUA já tinham estabelecido o seu próprio igualitarismo cívico e de oportunidades, em que cada um poderia sonhar acordado, em função dos seus desejos e ambições pessoais. Livres de constrangimentos religiosos, laços de sangue ou preconceitos e hierarquias sociais.

02.03.2021

Congo ficção

Seguidamente surgiram as ONG e os media internacionais e nasce o mito de que a "primeira guerra mundial africana" tinha sido provocada pela corrida ao coltan ou mangano, como é conhecido na RDC. 

23.02.2021

Elefantes e esquilos

Aqui surge o peculiar caso da UE, que ainda não assumiu se pretende ser um elefante ou um esquilo. No presente, escolheu alguém da família dos roedores para dirigir a sua política externa, com ausência de conhecimentos de história e geografia comprovados.

16.02.2021

Poto

Na sua etimologia, a palavra Poto é uma contração de Portugal, o primeiro país europeu que a África Central conheceu.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)