Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos
24.01.2023

A caminho do fim da história

Exclusivo

Os traços de obstinação e recalcamento de Putin significam que este é, naturalmente, um tirano reincidente. No respeitante à Rússia, e aos seus acólitos, o pequeno ditador não lhes oferece senão um beco sem saída.

03.01.2023

O mundo depois de amanhã

Exclusivo

Os próximos desafios não são só tecnológicos. Também convém iniciar um debate abrangente, sem tabus, para esclarecer os céticos e os pessimistas militantes, das mudanças disruptivas que nos esperam.

13.12.2022

O mundo sem amanhã

Exclusivo

A elite política utiliza a crise climática para justificar e encobrir a sua incompetência, ausência de ideias e soluções para os múltiplos desafios das sociedades contemporâneas.

29.11.2022

Comungar futebol

Exclusivo

Doze anos após a decisão de atribuição do mundial ao Catar, o mundo muda a um ritmo vertiginoso. A Europa dos valores democráticos e liberais está com crescente dificuldade em lidar com regimes iliberais e tirânicos, que demonstram estarem-se nas tintas para os direitos humanos.

15.11.2022

Blocos digitais

Exclusivo

Tal como na geopolítica clássica, assistimos à fragmentação do ciberespaço em blocos homofílicos de pendor nacionalista, assim será a Internet no futuro.

08.11.2022

O Sholz de Hamburgo

Exclusivo

A Alemanha é o país europeu mais interligado coma China. Mais de 20% das empresas alemãs produzem na China e o IDE (Investimento Direto Estrangeiro) alemão, na China, é superior ao norte-americano. A principal empresa chinesa de transportes marítimos, a COSCO, já possui uma fatia de 35% na propriedade do Porto de Hamburgo.

01.11.2022

O profeta da desgraça

Exclusivo

Putin asseverou, pela enésima vez, que o domínio do Ocidente está a findar. Segundo o tirano sofomaníaco, a próxima década será decisiva para pôr cobro ao unilateralismo ocidental, na defesa da integridade da Rússia.

25.10.2022

Xi Jinping, o Ciber-Imperador

Exclusivo

O mundo pós pandémico revelou também um abrandamento preocupante do crescimento económico chinês. A imposição de confinamentos sucessivos e intermináveis, parece estar mais relacionada com medidas de controlo político do que com a proteção da saúde pública. 

18.10.2022

A fogueira das adolescentes

Exclusivo

O campo de batalha está a ferro e fogo. Os últimos dados divulgados por organizações de direitos humanos iranianas indicam mais de 230 pessoas mortas, incluindo mais de 30 crianças.

11.10.2022

#IranRevolution: loading…?

Exclusivo

Até onde o povo iraniano está disposto a carregar a sua revolução? Será que já intuíram o real preço a pagar em nome da liberdade, contra uma teocracia clérigo-militar sedenta de poder, vingança e sangue?

27.09.2022

Cosmic Top Secret

Exclusivo

Sob as longas horas de vigilância do corpo diplomático na capital, surge amiúde a ideia de que Portugal serve como uma eficaz Cavalo de Troia para a penetração de potências rivais ao espaço transatlântico.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana