Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos
12.10.2021

Quando me vires no futebol

A ironia geopolítica foi podermos ver rufias e corsários ingleses agitando a bandeira verde da shahada (profissão de fé islâmica) nas ruas da britânica Newcastle upon Tyne.

05.10.2021

Libertar o génio da lâmpada

As várias potências sempre cultivaram apoios, mais ou menos declarados, a grupos islamistas radicais, simplesmente para minar o caminho ao seu opositor.

28.09.2021

América way of war

Como resultado, os Estados Unidos terão de alterar a maneira de fazer a guerra. Se existisse uma solução para o fim da ameaça terrorista transnacional, já teria sido implementada. Mantém-se o problema irresolúvel da impossibilidade de identificar o inimigo e da ambiguidade em formular uma contra narrativa ideológica. 

21.09.2021

Jihadistas de todos os países, uni-vos!

A jihad global nunca hesitou na sua ideologia anti-ocidental, nem atenuou o seu empenho na busca do martírio. O que teve início, nos anos de 1970, no teatro afegão, não irá desaparecer após a retirada norte-americana.

07.09.2021

Afeganistão Wild West (III)

É neste contexto, de salvaguarda dos interesses chineses, que está a ser expandido o Corredor Económico ao Afeganistão através da construção de várias infraestruturas e vias de comunicação.

25.08.2021

América come home! (II)

O erro estratégico da exportação da democracia, pelas piores razões, para o Iraque, tem repercussões estratégicas fatais, no teatro de guerra afegão. É neste contexto que o conflito se torna "americocêntrico", perdendo-se a bondade e a lógica da intervenção americana.

17.08.2021

America go home! (I)

Será certo que nas próximas semanas o aflitivo futuro do país passará à história. No instante, surge mais fácil, e geopoliticamente compensador, apontar o dedo a Biden (aos EUA) pelo caos da situação, do que condenar veementemente os seus culpados.

22.06.2021

Capitulação

Xi Jinping veio apelar à importância de transmitir uma imagem "credível, adorável e respeitável" do país. Xi concluiu que, afinal, a China precisa de aumentar o seu círculo de amigos.

15.06.2021

Comunismo eletrónico

A China iniciou os testes à sua internet do futuro, preparada para receber tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), cuja rede experimental (ARPANET à chinesa), conecta 40 universidades chinesas.  

08.06.2021

Teerão obsidional

O Irão ocupa uma posição pivot na geopolítica do Médio Oriente e Ásia Central. Atualmente, representa a última economia emergente, com enorme potencial e múltiplas oportunidades, a entrar no mercado global.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)