Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
02 de fevereiro de 2024 às 20:00

Fora dos eixos

A 29 de janeiro de 2002, George W. Bush declarava que Irão, Iraque e Coreia do Norte constituíam uma espécie de “Eixo do Mal”. Quase tudo mudou, desde então.

Era, há 22 anos, a visão do mundo adverso, pela mão dos chamados “neoconservadores” dos EUA, agora malditos quer pelos pelos nostálgicos de Obama quer pelos esperançosos de um novo Trump. Ou de Trump de novo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.