
José Gil: "Estamos a viver uma última fase frenética do prazer. Come-se cultura"
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
A redação da SÁBADO (a que não está a banhos) sugere-lhe livros para ler quando não estiver a dar mergulhos, a renovar o protetor solar ou a comer uma bola de Berlim.
Agora que temos um ministro desse governo a Governador do Banco de Portugal há muito para perguntar, embora eu duvide de que haja resposta.
Segundo dados divulgados pela associação, em apenas um ano, 158 mulheres açorianas requereram a interrupção voluntária da gravidez, mas apenas 10% conseguiram fazê-la no arquipélago. As restantes tiveram de se deslocar ao continente.
No restaurante do hotel Yeatman, em Gaia - um dos oito com duas estrelas Michelin do País -, a criatividade "está lá em cima" depois de uma "quebra". Fomos conhecer o novo menu.
Em causa estão acusações de discurso de ódio antissemita e alegado apoio a grupos terroristas por parte do trio de rap norte-irlandês.
Parece História antiga, mas ainda estamos a pagar a corrupção sistémica que nos atirou para a crise.
Em 2017, um livro escolar gerou debate público no Uruguai por utilizar as criaturas azuis - que voltaram agora ao cinema - para analisar o comunismo.
"Aquele festival tem uma intervenção pública do Estado genocida de Israel", notou o cineasta português, que disse ter "vergonha" do posicionamento de Portugal e da Europa.
Israel efetuou na quarta-feira múltiplos ataques na Síria, incluindo dois na capital, Damasco, contra o quartel-general do exército sírio e outro junto ao palácio presidencial.
Lojas, hotéis e escritórios acolhem obras de artistas da Sociedade Nacional de Belas Artes
Permanece a ideia insustentável, sibilina, de uma manipulação sombria da justiça contra Sócrates, contra o que ele poderia representar.
Com uma maioria de apenas oito lugares, o partido do Presidente não pode permitir mais do que três deserções no seu seio. À meia-noite, na hora local, já se registavam cinco votos contra no último escrutínio antes da votação final, suficientes para travar o avanço do projeto.
Por mais que sejam as justificações apresentadas (quase todas bem esfarrapadas, acrescento), a mensagem subliminar que é transmitida é a de que são os imigrantes que cometem os crimes graves.
Para o primeiro-ministro israelita, as alegações divulgadas "são mentiras maliciosas destinadas a difamar as FDI, o Exército mais moral do mundo".
O ataque ao Irão e as retaliações iranianas confirmam a era deste regresso da guerra, perante a impotência do multilateralismo. Trump mudou, de um dia para o outro, de querer ser “o Presidente America First que não fez nenhuma guerra” para aquele que se juntou a Netanyahu, disposto a qualquer coisa para acabar com o programa nuclear. Mais uma vez, o seu lado mediador falhou completamente. Enquanto isso, aumentam as mortes civis na Ucrânia e em Gaza. Nas universidades dos EUA, os alunos sentem medo.