
Peter e Barbie Reynolds foram detidos em fevereiro pelos talibãs. Oito meses depois o casal britânico foi libertado
Nunca foram conhecidas as causas da sua detenção. Na prisão, Peter chegou a sofrer um AVC e Barbie foi diagnosticada com anemia.
Nunca foram conhecidas as causas da sua detenção. Na prisão, Peter chegou a sofrer um AVC e Barbie foi diagnosticada com anemia.
A guerra e a militarização do país roubaram, às mulheres afegãs, a independência para sair de casa sozinhas, a possibilidade de frequentar escolas, a participação no parlamento e até nas mesas de voto.
Na nota hoje divulgada, o Ministério da Saúde diz que, perante o recuo de Vitor Almeida, decidiu nomear o médico Sérgio Agostinho Dias Janeiro, em regime de substituição por 60 dias, por vacatura do cargo.
O Ocidente saiu, as raparigas ficaram. Voltarão às salas de aula? Há afegãos (e afegãs) em campanha por isso. E um discurso dúbio dos talibãs.
Depois de os talibã tomarem o poder no Afeganistão várias restrições começaram a ser impostas. Recentemente foram decretadas regras para as mulheres apresentadoras e repórteres e também novas regras para os canais de televisão e o conteúdo que devem transmitir.
Um forte explosão aconteceu durante a oração das sextas-feiras.
Nicole Gee, 23 anos, é uma dos 13 militares norte-americanos que morreram no atentado no aeroporto de Cabul, na quinta-feira. Nas redes sociais partilhava o trabalho que tinha na capital afegã.
As duas explosões aconteceram esta quinta-feira, perto do aeroporto de Cabul, capital afegã.
De acordo com a Reuters, foram confirmados 13 mortos, incluindo crianças.
Imagens mostram um soldado norte-americano a segurar uma bebé e a deixá-la dentro do aeroporto de Cabul, separado de uma multidão por um muro. Há relatos sobre bebés que caem em arame farpado.
Como será a casa das pessoas que se enfiaram à pressa e ao monte num C-17, um avião de transporte da força aérea americana, para fugirem de Kabul? Pensaremos nisso enquanto desfrutamos da nossa liberdade e direitos adquiridos, aqueles que nos são tão comuns e normais que não questionamos?
Com a reconquista do Afeganistão milhões de mulheres terão de usar burca e poderão ser impedidas de estudar. Talibãs asseguram que mulheres podem trabalhar e estudar, desde que respeitem a sharia.
Talibãs asseguram que não há perigo para o povo afegão e pedem aos cidadãos para não fugirem. Garantem que não serão usados como base de organizações terroristas.
Sob o regime talibã, as mulheres nem podiam sair de casa sem um acompanhante do sexo masculino. Nos últimos 20 anos, conquistaram alguns direitos: agora, receiam perder tudo.
O primeiro fim de semana de junho já traz um cheirinho a Santos Populares, com alguns arraiais no ar. Mas há mais propostas para fazer com amigos ou em família.
Vídeo amplamente divulgado pelas redes sociais mostra soldados numa carreira de tiros em Kabul a disparar contra um alvo com a imagem de Jeremy Corbyn.