Sábado – Pense por si

Afeganistão. Explosões mataram pelo menos 60 afegãos e 12 militares norte-americanos

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 26 de agosto de 2021 às 21:09
As mais lidas

As duas explosões aconteceram esta quinta-feira, perto do aeroporto de Cabul, capital afegã.

As duas explosões registadas esta quinta-feira junto ao aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, resultaram na morte de mais de 60 afegãos, incluindo mulheres e crianças, e de, pelo menos, 12 militares norte-americanos. 

A informação foi avançada pelaCNN, que dá ainda conta de dezenas de feridos e de mais explosões junto ao aeroporto da cidade afegã. 

Ao final da tarde, o general Kenneth "Frank" McKenzie, líder do Comando Central norte-americano, adiantou que, além dos 12 militares que perderam a vida esta quinta-feira, há a registar 15 feridos. 

Esta quinta-feira, Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, sublinhou que possibilidade de um ataque terrorista é "um perigo real" e os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália emitiram alertas de ataques terroristas. 

 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.